Nem os muros de hospitais escapam da ação de pichadores em Curitiba. Em função disso, a Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB) resolveu dar início à edição 2008 de sua campanha de combate à pichação pintando os muros do Hospital Universitário Cajuru (HUC).
Ontem, mesmo debaixo de garoa, integrantes da entidade fizeram uso de tintas e pincéis para deixar mais bonitos os muros das Avenidas São José e Afonso Camargo.
O trabalho foi realizado por seis ?zeladores de vizinhança?, colaboradores da associação que atuam nas ruas da capital realizando trabalhos de despiche, desentupimento de bueiros, pinturas de meio fio, reparos em calçadas e distribuição de materiais educativos. A tinta foi doada pela empresa Maxical Cerro Branco, de Almirante Tamandaré, na região metropolitana.
?A pintura terá custo zero para o HUC. Entretanto, pedimos ao hospital que, após concluído o trabalho, continue a manter limpos os seus muros. Isto contribui para desestimular os pichadores. Na Travessa da Lapa, por exemplo, há quatro anos não existe pichação, pois os vândalos perceberam que existem pessoas cuidando do lugar?, diz a coordenadora da ACGB, Estela Rohde.
A pintura dos muros do HUC é apenas a primeira etapa dos trabalhos que a associação irá realizar no bairro Cajuru. Após, serão pintados muros de escolas municipais da região. Isto será feito com a colaboração dos estudantes das mesmas. (CV)