O Banco de Sangue do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está pedindo socorro.
O número de doadores de sangue e plaquetas caiu consideravelmente, e a instituição já começou a enfrentar problemas.
Para o médico responsável pelo Banco de Sangue do HC, Giorgio Baldanzi, a situação é preocupante. ?Temos uma média de aproximadamente mil doadores por mês, mas do jeito que está, a tendência é a de que esse número chegue no máximo a 700. Além disso, verificamos também que o número de doadores regulares é muito pequeno, girando em torno de 15%.?
O médico revela também que a falta de sangue causa diversos transtornos para a instituição. ?É bem complicado quando falta sangue no nosso estoque. Somos obrigados a pedir ajuda para outros bancos e, dependendo da ausência, temos que adiar transfusões e até mesmo cirurgias?, lamenta.
Para ele, a causa da queda no número de doadores é resultado de uma somatória de fatores. ?Enfrentamos esse mesmo problema no ano passado. Acredito que os feriados prolongados, o tempo frio e a chuva afastaram a população da doação. Outro problema foi que muita gente tomou vacina contra a gripe. Nesse caso, a pessoa fica impedida de doar pelo período de um mês.?
O médico revela também que a falta de sangue gera um efeito dominó nos serviços do HC. ?Além da falta de sangue, estamos com carência de plaquetas em nossos estoques. Elas são fundamentais para transplantes de medula óssea, fígado, entre outras intervenções cirúrgicas?, afirma.
Procedimento
Para doar sangue, o médico informa que o procedimento é bem simples. Basta levar um documento com foto, ter idade entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter comportamento de risco, histórico de hepatite depois dos 10 anos de idade, doença cardíaca, hipertensão e diabete que necessite de insulina. Ele também faz um apelo. ?Quem tem condições boas de saúde que reserve um tempo para ajudar as pessoas que precisam. É rápido, não dói e você contribui para salvar uma vida?, enfatiza.
O Banco de Sangue do HC fica na Rua Agostinho de Leão Júnior, 108, esquina com a General Carneiro. Atendimento das 13h30 às 18h e no sábado das 9h30 às 15h. Informações: (41) 3360-1800.