Foi reinaugurada ontem a ala do Hospital da Polícia Militar (HPM) que passou recentemente por reformas. Trata-se do segundo andar da unidade, que agora disponibilizará mais 30 leitos para internação de clínica médica masculina e feminina. Com isso, o hospital coloca à disposição dos policiais militares da ativa e da reserva, bem como de seus dependentes, 47 leitos normais, além dos 10 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O hospital foi inaugurado há 46 anos e há 30 não sofria melhorias em sua estrutura física.
Conforme o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel David Antônio Pancotti, todos os esforços estão sendo feitos para que o HPM volte a ser referência de atendimento em nível nacional. Ele lembrou que essa é apenas a primeira fase de obras pelas quais o hospital está passando. O diretor de saúde do HPM, tenente-coronel Ciro Hélio Kessel, lembrou que o cronograma de obras segue até dezembro deste ano. Os recursos estão sendo viabilizados pela Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.
Depois das reformulações, o HPM passou a ser um dos únicos hospitais públicos pertencentes ao Sistema de Assistência à Saúde (SAS), vinculado à Secretaria de Administração, que contrata unidades médicas e as mesmas passam a assumir uma regional de atendimento. O HPM atende um público estimado de 40 mil pessoas de Curitiba e mais 46 municípios. Os valores são repassados pela secretaria e administrados pelo próprio hospital.