O Hospital Nossa Senhora das Graças realizou ontem uma celebração eucarística na Igreja Nossa Senhora das Mercês, em homenagem ao dia nacional da padroeira e do jubileu de 50 anos. Além da missa, houve a apresentação do coral Nossa Senhora das Graças e de um filme sobre a história do hospital.
Segundo a irmã Lourdes Margarida Tomé, desde que foi inaugurado em outubro de 1953, pela Congregação das Filhas da Caridade São Vicente de Paulo, o hospital teve como objetivo principal ajudar as pessoas necessitadas. Por essa razão é considerado filantrópico. “No início, cerca de 50% dos atendimentos eram feitos em pessoas carentes. Hoje esse trabalho é realizado através do SUS”, acrescenta Lourdes.
Atualmente, o hospital possui 1,5 mil funcionários. Desse total, 409 são médicos, que atendem, mensalmente, cerca de 3,5 mil pacientes internados e 10 mil no setor ambulatório. “Atendemos em várias áreas, desde cirurgias das mais diversas até maternidade”, acrescenta Lourdes.
Referência
Entre os diversos prêmios que o hospital recebeu ao longo dos anos estão o de melhor hospital regional do Paraná , Prêmio de Qualidade dado pelo Ministério da Saúde, título de amigo da criança nomeado pela Unicef e referência no controle de infecção hospitalar. “Nosso índice de controle de infecção hospitalar é comparado com os do primeiro mundo”, afirma Lourdes.
No dia 27 de novembro de 1830, véspera do primeiro Domingo do Advento, em Paris, na capela das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a noviça Irmã Catarina Labouré teve uma visão de Nossa Senhora.