Hospital Cajuru inaugura unidade de transplante renal

O Hospital Universitário Cajuru (HUC) inaugura, nesta terça-feira(20), às 18h30, a Unidade de Transplante Renal. Com cinco leitos exclusivos, a Unidade tem como objetivo aumentar o volume de transplantes realizados no Hospital.

Nos últimos dois anos, o HUC realizou 66 transplantes de rim, com um índice de 94% de sobrevida do paciente em 12 meses. Segundo o próprio hospital, este percentual só é atingido por grandes centros mundiais e torna a instituição como referência em transplante no País.

 

A Unidade de Transplante Renal receberá tanto os pacientes que vão fazer o transplante, quanto os doadores, que farão a retirada do rim no próprio Hospital. Atualmente, o HUC possui 289 pacientes inscritos na lista de espera por um órgão e 88 pacientes em acompanhamento ambulatorial. Por mês, o Hospital realiza em média três transplantes de rim. Com a Unidade de Transplante Renal, a capacidade será de cinco transplantes mensais.

A equipe de Transplante Renal do HUC, coordenada pelos médicos Alexandre T. Bignelli, Luciana Soares Percegona e Silvia Regina Hokazono, conta com uma estrutura completa que dá suporte aos pacientes antes, durante e após o transplante.

O trabalho é conjunto e multidisciplinar e envolve diretamente os serviços de Nefrologia e Urologia. Os pacientes contam com atendimento específico no Ambulatório de Transplante Renal e com um serviço de diálise bem estruturado, com 20 máquinas. Além disso, o HUC é um centro de formação de médicos especialistas e desenvolve diversas pesquisas na área de nefrologia.