Caos no hospital

Hospital atrasa salários e funcionários protestam

Funcionários do Centro Hospitalar de Reabilitação (CHR) Ana Carolina Moura Xavier, no Cabral, e de outras unidades mantidas pela Associação Paranaense de Reabilitação (APR) realizaram nesta terça-feira (11), por volta das10h, uma paralisação para protestar contra o atraso no pagamento dos salários.

De acordo com os trabalhadores, a situação se estende desde 2012 por demora no repasse realizado pelo governo estadual. O hospital é público, mas a gestão é responsabilidade da APR, que recebe recursos estaduais.

Ontem o Sindicato dos Psicólogos no Paraná (SindyPsi) mobilizou a categoria. Foram realizadas duas pausas, às 10h e às 15h. “Todo mês, desde 2012, o pagamento dos salários tem sido atrasado e nesse mês não foi diferente. O argumento da APR é que o governo estadual está quebrado”, explica o presidente do SindyPsi, Thiago Bagatin.

De acordo com o presidente do sindicato, os problemas dos funcionários pioraram por causa do calor, já que as salas onde os pacientes são atendidos não contam com ar condicionado nem ventiladores. Como consequência, alguns pacientes ficam sem atendimento.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) admite o atraso no repasse para o convênio, mas diz que o pagamento está previsto para esta semana.