A Sanepar colocou 13 caminhões-pipa à disposição de hospitais, escolas, creches e outras instituições de atendimento público na região afetada pelo comprometimento estrutural da câmara de sucção da elevatória do reservatório Jacob Macagnan, localizado em Pinhais. As solicitações de abastecimento emergencial podem ser feitas pelo fone 115.
A empresa informou que cerca de 340 mil habitantes de Curitiba e Região Metropolitana terão de fazer rigorosa economia de água, mesmo aqueles que possuem reservatório domiciliar, pois a previsão é que o abastecimento nas regiões afetadas pelo problema no reservatório Jacob Macagnan, localizado em Pinhais, seja reiniciado somente na sexta-feira (13), em horário a ser confirmado.
Na tarde de terça-feira (10), ocorreu o comprometimento estrutural da câmara de sucção da elevatória do reservatório Jacob Macagnan. Esta elevatória é responsável pelo fornecimento de água da área de influência do próprio reservatório e também pelo bombeamento de água para outros reservatórios, como os de Bairro Alto, Vila Guarani, Jardim Araçatuba, Colônia Faria, Alphavile e Quatro Barras, sendo que cada um deles abastece determinada região. Não há outra opção para transferir água tratada para as regiões afetadas.