União da Vitória – Uma experiência positiva acabou se tornando um programa alimentar que está sendo desenvolvido pela estudante Marilene K. Stempinhaki, que cursa o 2º período noturno de Nutrição na Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu (Uniguaçu). Marilene iniciou, em agosto desse ano, o Programa Horta na Escola, com a intenção de produzir alimentos saudáveis para a merenda dos estudantes do Colégio Estadual Duque de Caxias, de São Mateus do Sul.
A estudante conta que a idéia nasceu porque trabalha como auxiliar administrativo no colégio, instituição em que concluiu o ensino fundamental, em 1998. “Nossa formatura foi realizada apenas com o dinheiro arrecadado com a venda dos produtos da horta que a gente produzia”, explica. Mas depois que a turma de 98 concluiu o curso, a horta deixou de produzir. “Como tinha que desenvolver um projeto social, tive a idéia de refazer a horta”, revela, citando as atividades complementares e sociais (ACS) que devem ser realizadas pelos estudantes da Uniguaçu.
Dessa forma, Marilene envolveu até agora, aproximadamente 240 alunos do ensino médio e professores da escola, além de pais de alunos, Secretaria Municipal de Agricultura e Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Esses três últimos fornecendo o adubo orgânico, o material necessário (mudas e equipamentos) e a orientação, respectivamente. “Na verdade, está todo mundo empenhado”, resume.
A estudante observou, com estudos realizados pela Emater, que os alunos não cultivavam alimentos em casa, mesmo tendo espaço físico para a produção. “O programa é para que os alunos vejam a importância de uma horta em casa também”, ressalta, já que os benefícios, segundo ela, são visíveis nos aspectos econômicos e de saúde. Para essa conscientização, estão sendo feitas palestras sobre higiene e assuntos relacionados.