A aposentada Bernadete Pereira da Silva, que mora no Alto Boqueirão, estava se preparando para ir até a Unidade de Pronto Atendimento do Sítio Cercado em busca de tratamento para uma tosse constante, que lhe incomoda há dias, quando uma vizinha avisou que a Unidade de Saúde Eucaliptos está funcionando até as 22 horas e ela poderia obter o atendimento médico ali mesmo. Em cerca de 40 minutos, Bernadete saiu do local com o diagnóstico e a indicação do tratamento adequado.
O atendimento à aposentada é um dos 1.895 feitos até agora nas três unidades que já estão funcionando até as 22 horas. O maior número (1242) é na US Camargo, que passou a atender com horário ampliado no dia 8 de abril. A US Vila Guaíra, que começou no dia 9 de maio, soma 514 procedimentos. Na US Eucaliptos, na primeira semana de ampliação do horário, foram realizados 139 procedimentos – entre consultas médicas e de enfermagem, vacinas, retirada de remédios, entre outros.
“É uma bênção essa novidade”, disse Bernadete da Silva ao secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, que foi visitar a US Eucaliptos na noite da última terça-feira (21) para ver como está o atendimento noturno.
“Além das pessoas que procuram atendimento de emergência, percebemos um público grande formado por usuários que trabalham fora o dia todo e não têm tempo de procurar atendimento médico no horário comercial”, comentou o secretário.
Essa é a justificativa da auxiliar administrativa Érica dos Santos e do técnico em operações Marlon Alves, que levaram o filho, Carlos Eduardo, 3 anos, para tomar vacina. “Esse novo horário é muito interessante para quem trabalha fora. Se não fosse à noite, ficaria mais complicado e a gente teria que fazer ajustes no trabalho”, destacou Alves.
A presidente do Conselho Local de Saúde do Jardim Eucaliptos, Maria Tereza Loezer, disse que os benefícios e melhorias no atendimento da unidade, que agora integra o Saúde da Família, são consenso entre a população da região. “Percebo que as pessoas estão surpresas, pois não achavam que as mudanças seriam tão positivas e proveitosas para a população”, comentou.
Até o final de junho, outras cinco unidades de Curitiba terão o horário de atendimento ampliado até às 22 horas. Bairro Alto, Bairro Novo, Oswaldo Cruz, Ouvidor Pardinho e Concórdia. “É só uma questão de tempo, pois precisamos concluir as reformas que estão sendo feitas nessas unidades para estender o atendimento”, explicou o diretor de Atenção Primária à Saúde, Paulo Poli Neto.
Massuda lembrou que esta é uma diretriz da gestão, ter unidades funcionando até mais tarde em todas as regiões da cidade, fato que deve contribuir para desafogar e melhorar o atendimento nas oito Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas.