As aulas recomeçaram ontem nas 2,5 mil escolas da rede estadual de ensino do Paraná. No total, 55 mil professores e 1,5 milhão de estudantes (800 mil do ensino fundamental, 450 mil do médio e o restante de escolas especiais e profissionalizantes) foram chamados a voltar às salas de aula.
Em algumas escolas de Curitiba, em função do feriado de Carnaval, muitos alunos faltaram ao primeiro dia letivo, devendo retomar os estudos apenas na segunda-feira. "Estamos com cerca de um terço do total de nossos alunos em sala de aula", comentou a diretora do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, em Santa Felicidade, Bernadete Pelissari. O colégio oferece ensino médio e fundamental e tem cerca de 2 mil alunos.
No estadual Monsenhor Ivo Zanlorenzi, localizado no Campo Comprido, cerca de 700 alunos – de primeira a oitava séries do ensino fundamental – deveriam ter retornado. As salas das crianças menores estavam praticamente lotadas. Porém, nas turmas de oitava série, o número de estudantes ausentes era grande. Para recepcionar os alunos, o colégio colocou uma grande faixa de boas-vindas em seu pátio interno. "Nosso retorno às aulas tem sido bastante tranqüilo. Nos primeiros horários, estamos explicando nosso regulamento interno, métodos de ensino, uso de uniforme e conversando sobre a passagem da média de 5,0 para 6,0 (mudança ocorrida este ano em todas as escolas estaduais)", disse. "As primeiras aulas estão sendo mais explicativas e, na segunda-feira, serão iniciadas algumas revisões."
A calma também imperou no colégio Guido Straube, no bairro Vista Alegre. Entretanto, os alunos se mostravam um pouco ansiosos para rever os amigos, encontrar as salas de aula e conhecer os novos professores. Este ano, pela primeira vez, o colégio deve oferecer o terceiro ano do ensino médio, no qual já estão matriculados 26 alunos. "Ainda temos quinze vagas para terceirão e quarenta para profissionalizante e pós-médio", informou a diretora Rosália de Melo. No local, estão matriculados cerca de 750 alunos.
As instituições da rede municipal devem retornar às aulas de forma gradativa, de hoje até a próxima terça-feira. Cada escola tem autonomia de calendário desde que complete os 200 dias letivos determinados pela Secretaria Municipal de Educação.