Hora de voltar para a sala de aula

As aulas recomeçaram ontem nas 2,5 mil escolas da rede estadual de ensino do Paraná. No total, 55 mil professores e 1,5 milhão de estudantes (800 mil do ensino fundamental, 450 mil do médio e o restante de escolas especiais e profissionalizantes) foram chamados a voltar às salas de aula.

Em algumas escolas de Curitiba, em função do feriado de Carnaval, muitos alunos faltaram ao primeiro dia letivo, devendo retomar os estudos apenas na segunda-feira. "Estamos com cerca de um terço do total de nossos alunos em sala de aula", comentou a diretora do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo, em Santa Felicidade, Bernadete Pelissari. O colégio oferece ensino médio e fundamental e tem cerca de 2 mil alunos.

No estadual Monsenhor Ivo Zanlorenzi, localizado no Campo Comprido, cerca de 700 alunos – de primeira a oitava séries do ensino fundamental – deveriam ter retornado. As salas das crianças menores estavam praticamente lotadas. Porém, nas turmas de oitava série, o número de estudantes ausentes era grande. Para recepcionar os alunos, o colégio colocou uma grande faixa de boas-vindas em seu pátio interno. "Nosso retorno às aulas tem sido bastante tranqüilo. Nos primeiros horários, estamos explicando nosso regulamento interno, métodos de ensino, uso de uniforme e conversando sobre a passagem da média de 5,0 para 6,0 (mudança ocorrida este ano em todas as escolas estaduais)", disse. "As primeiras aulas estão sendo mais explicativas e, na segunda-feira, serão iniciadas algumas revisões."

A calma também imperou no colégio Guido Straube, no bairro Vista Alegre. Entretanto, os alunos se mostravam um pouco ansiosos para rever os amigos, encontrar as salas de aula e conhecer os novos professores. Este ano, pela primeira vez, o colégio deve oferecer o terceiro ano do ensino médio, no qual já estão matriculados 26 alunos. "Ainda temos quinze vagas para terceirão e quarenta para profissionalizante e pós-médio", informou a diretora Rosália de Melo. No local, estão matriculados cerca de 750 alunos.

As instituições da rede municipal devem retornar às aulas de forma gradativa, de hoje até a próxima terça-feira. Cada escola tem autonomia de calendário desde que complete os 200 dias letivos determinados pela Secretaria Municipal de Educação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo