O governador Beto Richa homologou nesta sexta-feira (26) a licitação para a contratação da empresa responsável pelas obras de infraestrutura urbana do chamado Corredor Marechal Floriano, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que é um dos principais eixos de ligação viária entre o Aeroporto Afonso Pena e o centro de Curitiba.
A obra prevê a modernização de um trecho de 3,4 quilômetros da Avenida das Américas, com implantação de canaleta exclusiva de ônibus, desde a divisa com Curitiba até o Terminal Urbano Central de São José dos Pinhais. Haverá uma linha de ônibus entre o terminal e aeroporto, facilitando a integração do município à Rede Integrada de Transporte da RMC.
Os projetos de engenharia fornecidos pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), responsável pela licitação, compreendem a construção de trincheiras nas ruas Joaquim Nabuco e Claudino dos Santos, ampliação da ponte sobre o Rio Iguaçu, restauração de pavimento, pavimentação, iluminação, calçamento, ciclovia e paisagismo.
Outra melhoria é o alargamento da trincheira existente na rua Comandante Aviador José Lepinski (sob a Avenida das Torres) e a implantação de uma passarela subterrânea para pedestres sob a Avenida das Torres, na altura da Avenida Rocha Pombo. A passagem deve ter três metros de largura e terá câmeras para monitoramento de segurança e iluminação especial.
O investimento total previsto é de R$ 21,1 milhões. O prazo de execução é de 18 meses, a partir da assinatura do contrato, que deve ocorrer na primeira quinzena de novembro. Os recursos são do PAC Mobilidade – Copa.
“A implantação do Corredor Marechal Floriano representa um legado permanente da realização da Copa do Mundo no Paraná. A população de São José dos Pinhais será a grande beneficiada, porque ganhará um acesso novo e muito melhor à capital”, afirma o governador Beto Richa.