Não são só as mulheres que estão invadindo o espaço dos homens. Eles estão freqüentando com naturalidade salões de beleza ? e não é só para fazer um simples corte de cabelo. Para mudar o visual, apostam em reflexos e luzes, cuidam dos pés, unhas e pele. As clínicas de cirurgias plásticas também caíram no gosto deles, em algumas já são maioria a fazer lipoaspiração.

O cabeleireiro Marcial Eugênio diz que o sexo masculino invadiu os salões há mais ou menos três anos. Explica que os homens também querem usufruir da igualdade apregoada pelas mulheres. “Eles pararam, se olharam no espelho e acordaram”, afima.

Há três anos, no salão onde Eugênio trabalha, em Curitiba, os homens eram 20% da clientela e só entravam para cortar o cabelo. Hoje são entre 35% e 40% dos clientes e fazem os mais diversos tipos de tratamento. O que eles mais procuram é tratamento capilar, de pele, cuidam das unhas e fazem sombrancelhas. Alguns até se maquiam para corrigir imperfeições na pele. “Eles também querem dicas para melhorar o visual”, ressalta.

Para atender o novo público os profissionais tiveram que se aperfeiçoar e aprender a trabalhar com os produtos e novidades que não param de chegar no mercado. Além disto, Eugênio afirma que existe toda uma psicologia para atender esta clientela, já que os homens são mais inseguros que as mulheres. “Querem mudar, mas ficam pensando no que os outros vão achar”, afirma.

No Instituto Sul Brasileiro de Cirurgia Plástica os homens já são maioria na cirurgia de lipoaspiração na barriga e cintura. A idade dos homens varia entre 28 e 60 anos. Para o cirurgião, Antonio Luiz Francalacci França, o divórcio tem colaborado para estimular a vaidade masculina, já que eles querem ficar bonitos para competir com os mais jovens.

França destaca que os homens tem uma característica interessante, 90% deles chegam conscientes da mudança que querem realizar e não usam mais artifícios. Antigamente, não admitiam que queriam a cirurgia pela estética. Para mudar o nariz, por exemplo, usavam o argumento: já que vou operar para melhorar a respiração, de quebra poderia dar um jeito no visual.

A aplicação de botox para combater as rugas também está se popularizando entre eles. Toda a sexta-feira o procedimento é realizado na clínica e os homens são 30% dos pacientes. Outros preferem só fazer o preenchimentos de rugas e outros tratamento para melhorar a pele. Para o cirurgião, o mercado tem ainda muito o que crescer. Ele diz que é comum alguns homens se animar vendo os resultados dos colegas.

Além de todos estes tratamentos, os homens continuam freqüentando as academias e a musculação é o esporte preferido. Eles querem trabalhar com o membros superiores, aumentando a massa muscular do tronco e a redução de gordura no abdome. O problema é que alguns, para conseguir resultados mais rápidos, além de tomar anabolizantes, aplicam produtos sob a pele para eliminar a gordura, o que pode apresentar riscos à saúde.

continua após a publicidade

continua após a publicidade