A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Paranaguá, completa 350 anos de fundação no dia 5 de abril. As comemorações e homenagens, porém, começam hoje à noite com um novenário. Essa é a primeira igreja no Brasil dedicada a Nossa Senhora do Rosário, que chegou em solo brasileiro há 430 anos.
O padre Vilmar Serighelli, vigário da paróquia, explica que a devoção à Nossa Senhora dos Rosário se mistura com a história de Paranaguá. Em 1575 foi construída uma pequena igreja para homenageá-la. A paróquia foi fundada em 1655, se tornando um centro da religião, da cultura e da política da cidade. Esse panorama permaneceu até a Proclamação da República, quando houve a separação entre Igreja e Estado. O prédio que atualmente abriga a paróquia começou a ser construído em 1857 e as obras terminaram em 24 de dezembro de 1863.
O padre conta que a devoção à Nossa Senhora do Rosário surgiu com a guerra no Golfo de Lepanto, região que hoje abriga a Grécia, em 1571. Serighelli comenta que Nossa Senhora do Rosário perdeu o destaque que tinha desde que chegou em Paranaguá. Para ele, quatro razões fizeram com que ela fosse esquecida: a separação entre Igreja e Estado na Proclamação da República, em 1889; a instalação de outras denominações religiosas no início do século XX; o trabalho de padres estrangeiros, que não davam muita atenção à Nossa Senhora do Rosário; e a vinda de padres redentoristas americanos, que ficaram em Paranaguá entre 1945 e 1990. ?Esses fatores foram penetrando na comunidade. Mas não se pode ser fiel à história de Paranaguá sem ser fiel à história de Nossa Senhora do Rosário?, aponta.
Além do novenário, durante esta semana haverá missas festivas e homenagens de instituições de Paranaguá.