Um eletricista de 38 anos causou corte de energia elétrica para mais de 40 mil endereços, em São José dos Pinhais, no começo da manhã desta quarta-feira (29), e afetou até o Aeroporto Internacional Afonso Pena. O homem subiu em uma torre de alta tensão e ameaçava se jogar de mais de 20 metros de altura, movimentando Corpo de Bombeiros e policiais. Para garantir a segurança dele, a energia da torre foi cortada. A fornecimento só voltou ao normal depois de uma hora, quando o homem, transtornado, desceu da torre e foi encaminhado ao Hospital São José.
Testemunha
Por volta das 7h, os bombeiros foram chamados por uma pessoa que viu o homem subir na torre. Imediatamente os socorristas e bombeiros de resgate foram ao local e uma equipe entrou em contato com o centro de operações da Copel para que fosse feito o desligamento remoto da torre. O Aeroporto Internacional Afonso Pena confirmou que foi preciso o uso de geradores para que não houvesse problemas e atrasos nos voos.
Riscos
A Copel informou que a torre é uma das principais linhas de alimentação de São José dos Pinhais e, por questão de segurança, devido à alta voltagem, a linha de transmissão foi desligada. De acordo com a assessoria de imprensa, o fornecimento foi interrompido até a região da Colônia Murici. A energia foi restabelecida, por volta das 8h, no momento em que o rapaz desceu da torre.
O eletricista poderia ter tomado choque de 69 mil volts, de acordo com a Copel. A voltagem nesta torre é três vezes maior que nas estruturas próximas às residências.