Sem memória

Homem é atropelado por biarticulado e tem pé esmagado

Desatenção ou mal súbito pode ter causado o atropelamento de João Xavier Simões, 56 anos, atravessava a Avenida Sete de Setembro, na Praça Eufrásio Correia, na manhã desta quinta-feira (19). O homem foi atingido por um biarticulado da linha Santa Cândida – Capão Raso e, por pouco, não ficou gravemente ferido.

Parado na faixa de pedestres, João foi atingido pelo rodado do gigante. “A força do veículo prendeu as pernas dele, mas feriu apenas um dos pés e teve machucados na cabeça”, explicou Misael, médico do Siate que fez o atendimento. Além dos machucados aparentes, o homem estava confuso, não se lembrava de onde vinha e nem para onde iria.

Enquanto era atendido por uma equipe do Siate, socorristas perceberam que João estava com bilhete de passagem Curitiba / Porto Alegre no bolso.  “Ele conseguiu, aos poucos, nos contar que mora em Araucária. Provavelmente chegou de viagem e estava indo para a casa, pode ter tido um minuto de desatenção ou passou mal ao atravessar e não viu o ônibus”, cogitou o médico.

Depois que os socorristas e o médico do Siate conseguiram estabilizar o homem, que manteve os sinais vitais normais, ele foi encaminhado ao Hospital Evangélico, sem risco de morte aparente, mas inspirando cuidados. “Logo que percebemos que ele estava com dificuldades para dizer a idade, desconfiamos que ele tivesse passado mal e fizemos, de imediato, teste de glicemia para verificar se houve um mal súbito, o que não foi confirmado no momento, mas só o hospital para investigar melhor o que aconteceu”, explicou Misael.

Perigo

O médico do Siate aproveitou para fazer um alerta aos pedestres que passam sempre pelas canaletas de biarticulados. “Quem conhece o local do acidente sabe que o fluxo de pedestres é intenso e a quantidade de acidentes neste trecho é muito grande. É preciso ter atenção”.

De acordo com Misael uma das principais causas dos atropelamentos é a desatenção provocada pelos fones de ouvido. “Muitas pessoas passam pelas canaletas ouvindo música, não percebem o ônibus e acabam atropeladas. Não foi o caso desta quinta-feira, mas fica a orientação de atenção sempre”, completou o médico.

**Tem notícia perto de você também? Mande para a gente pelo WhatsApp do Paraná Online. Adicione o número 9953-1318.

O Paraná Online está também no seu celular, basta adicionou o número e entrar em contato.