O Bosque do Papa, que abriga o Memorial da Imigração Polonesa, tem uma ampla programação para hoje. A partir das 12h, acontece um almoço festivo e uma quermesse com produtos típicos poloneses.
Na sequência, tem início uma série de atividades artísticas, que envolve a apresentação de grupos folclóricos. Às 17h, ocorre o momento mais esperado da festa. Trata-se da benção dos alimentos, chamada Swieconka, que será realizada pelo padre Benedykt Grzymkowski.
“A benção dos alimentos é a parte nobre da festa. Em todo mundo, é uma das tradições polonesas mais antigas. Os alimentos são bentos no Sábado de Aleluia e consumidos no Domingo de Páscoa, na primeira refeição do dia, por todos os membros da família”, explica a coordenadora do Bosque do Papa, Danuta Lisicki de Abreu.
Quem for ao bosque no dia de hoje também irá poder apreciar a exposição “Arte em Ovos – Pisanki”, realizada na Casa de Eventos. A mostra reúne ovos pintados na tradição polonesa, em diversas técnicas e de várias épocas. “Os ovos foram pintados por descendentes de poloneses do Brasil e de diversas partes do mundo”. A entrada é franca.
Campanha
Ainda durante as celebrações da Páscoa polonesa, professores e estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vão estar desenvolvendo, no Bosque do Papa, uma campanha sobre doação de medula óssea.
Das 11h às 19h, a população será esclarecida sobre o assunto e será realizado cadastro de novos doadores. Desses, será retirada uma amostra de 5 mililitros de sangue para realização do exame de tipagem genética.
O cadastro será então enviado para o Banco Nacional de Dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que atualmente tem cerca de 1,3 milhão de pessoas cadastradas.