Os frades capuchinhos da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba, abençoam hoje, carros e pessoas, das 6h até às 21h. Frei Nereu José Bassi, que vive no convento e igreja das Mercês, foi quem organizou a primeira bênção de carros de Curitiba, em 27 de julho de 1952, na festa de São Cristóvão (padroeiro dos motoristas). A bênção tornou-se popular em toda a Grande Curitiba, atraindo, nos últimos anos, de 15 mil a 20 mil motoristas de toda a região.
Em 1958, o arcebispo de Curitiba criou a nova paróquia de São Cristóvão, que iniciou a bênção de carros. Mesmo assim, a bênção de carros continuou na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, com os Capuchinhos, com atividades quase que diárias.
Desde 1.º de janeiro de 1971, quando frei Pio Boscheco era o pároco da Igreja das Mercês, os capuchinhos começaram a benzer veículos na primeira sexta-feira de cada ano. A iniciativa cresceu, e há anos milhares de carros recebem a bênção dos freis em frente ou nas ruas laterais ? Rua Alcides Munhoz e Rua Júlio Perneta ? da Igreja Nossa Senhora das Mercês. A Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) ajuda a manter a ordem e organizar o trânsito nas imediações da igreja.
Nos últimos anos, foram organizadas equipes de até 20 frades capuchinhos para o atendimento. Alguns desses frades ? jovens e idosos ? vêm de outros lugares. Além da bênção nos veículos, os capuchinhos atendem, na primeira sexta-feira do ano, os fiéis na igreja das Mercês para bênçãos individuais, aconselhamento e confissões.
Sacramental
A bênção recebida na primeira sexta-feira do ano com os capuchinhos ou em qualquer outra igreja, é um sacramental ? sinal sagrado da proteção divina, como a água benta, terços, medalhas e fotos. Estes sacramentais não devem ser usados de maneira supersticiosa. Jesus durante sua vida também usou diversos sinais externos quando fez os milagres, mas sempre exigia que o curado tivesse fé.
Os frades capuchinhos explicam que não é o veículo que “pega” a bênção: o motorista é o principal sujeito da bênção, porque vê, observa e acompanha. A bênção vai dar-lhe mais serenidade, prudência e atenção. E o carro obedecerá a estes efeitos da bênção, que são produzidos no fiel e não na máquina.
A Igreja de Nossa Senhora das Mercês fica na Avenida Manoel Ribas, 966, no bairro das Mercês. O telefone da Fraternidade dos Frades Capuchinhos é (41) 335-1606.