Mais de 600 peças estão interligadas por painéis de fotos e textos. |
A história econômica do Paraná vista através dos trilhos. Esse é o novo enfoque do Museu Ferroviário, inaugurado ontem no Curitiba Shopping Estação. Todo o acervo que existia no museu desde 1982 passou por uma recuperação, e novas peças foram agregadas à coleção. As mais de 600 peças estão interligadas por painéis de fotos e textos que contam parte importante do desenvolvimento do Estado.
A reforma durou um ano e meio e custou R$ 300 mil, sendo integralmente patrocinado pelo grupo K&G – o mesmo que controla O Boticário. O trabalho de pesquisa foi realizado pelo historiador Aimoré Índio do Brasil Arantes e pela museóloga Fernanda Nunes de Souza. Segundo o presidente do grupo K&G, Miguel Krigsner, quando o imóvel foi adquirido havia o compromisso da empresa de manter o acervo que pertencia à Rede Ferroviária Federal. “Quando nos deparamos com essa jóia, que é a história da imigração e do Estado, resolvemos repaginar dentro de um conceito da tecnologia museográfica”, disse. Segundo Krigsner a idéia é ter um museu auto-atrativo, deixando de lado todos os preconceitos que existem sobre o repertório de museus. “Com todos os recursos empregados, ele ficou didático e ao mesmo tempo moderno”, definiu.
Adequação
O trabalho de montagem do novo Museu Ferroviário começou com o inventário do acervo, catalogação e pesquisa. O próximo passo, conta a responsável pela curadoria e museologia, Fernanda Nunes de Souza, foi a adequação do espaço, que recebeu climatização especial para conservação das peças. Essa etapa, destaca Fernanda, foi o mais difícil “pois trabalhamos com um prédio que é tombado pelo Patrimônio Histórico”.
A maioria do acervo do museu é composto por peças do início do século XX. Além de itens originais da época – como a bilheteria -, a exposição foi enriquecida com maquetes e miniaturas que retratam a história ferroviária. Entre os destaques, está o retrato do primeiro agente de estação de Paranaguá, feito por Alfredo Andersen. Segundo Fernanda, os pesquisadores também poderão acessar o acervo do museu através de uma página que será colocada na internet nos próximos dias.
Serviço – O Museu Ferroviário fica aberto todos os dias das 12h30 às 20h30, no Curitiba Shopping Estação. A entrada é franca.