Durante os feriados, o número de doações de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) cai em torno de 30%. Porém, o número de emergências, devido a acidentes de trânsito, aumenta na mesma proporção. Para tentar equacionar esse problema, o Hemepar vem adotando a coleta antecipada de sangue. Uma grande mobilização foi feita durante a semana para que os estoques fossem suficientes para atender a demanda do período. Hoje o Hemepar volta a funcionar em horário normal.
De acordo com a chefe administrativa do Hemepar, Maria Bernadete Barbosa Hesse, quando há um feriado prolongado o serviço de captação precisa trabalhar antecipadamente para que os estoques não fiquem desfalcados. “Durante os feriados é muito pequeno o número de doadores”, disse. No período normal, a média de doações diárias no Hemepar é de 80 bolsas de sangue – captadas na sede do centro ou em coletas externas.
Esse número muitas vezes não consegue atingir a demanda, que é de 100 transfusões por dia. A farmacêutica e bioquímica do Hemepar, Anália Machado, explica que de uma bolsa de 450 ml de sangue é possível fracionar o material em até quatro hemocomponentes, que podem atender quatro receptores diferentes. Anália disse ainda que todo o material coletado é repassado para hospitais conveniados.
Para doar sangue, é preciso ter idade entre 18 e 60 anos, pesar acima de 50 quilos, não estar grávida, não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação e ter dormido pelo menos seis horas. Hoje o Hemepar volta a atender em horário normal, que é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e nos sábados das 8h às 18h. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná fica na Travessa João Prosdócimo, 145, bairro Alto da Rua XV. O telefone é o (41) 262-7676.