Hemepar sofre com a falta de doadores de sangue

A exemplo da virada do ano, a falta de doadores de sangue está novamente atingindo os estoques de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), que abastece 40 hospitais de Curitiba e região metropolitana.

Atualmente, a situação é ainda mais grave: a média de doadores está cerca de 50% menor que o ideal, 150 por dia. Durante a virada do ano, essa redução chegou a 30%.

De acordo com a pedagoga da Assessoria de Suporte ao Usuário do Hemepar, Cristina Maria Richter, a carência de sangue nesta época do ano é preocupante. “O Carnaval é um feriado com número alto de acidentes e, consequentemente, requer maior número de bolsas”, explica. Sangues do tipo O positivo e O negativo são os mais requisitados.

A pedagoga afirma que não há riscos de contaminação, já que os equipamentos são automatizados e é feita uma bateria de exames antes do procedimento. Para a doadora Michelle Braga, a agulha não é problema. “Não dói nada e todos deveriam participar”, recomenda.

Para se tornar um doador é preciso ser saudável, ter entre 18 e 65 anos e estar com o peso igual ou superior a 50 quilos. As doações para o Hemepar podem ser feitas na Travessa João Prosdócimo, 145, no Alto da XV, em Curitiba. Informações: 0800 645 4555.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo