O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) alerta a população paranaense para a necessidade de aumentar as doações voluntárias de sangue antes do feriado de Carnaval. O objetivo é ampliar os estoques de bolsas de sangue em uma condição ideal para suprir a demanda dos 384 hospitais assistidos em todo o Estado por um período mínimo de cinco dias.
Atualmente, a Rede Hemepar tem estoque suficiente para atender a demanda de sangue por, no máximo, três a quatro dias. De acordo com o diretor do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, no período que antecede o Carnaval as doações tendem a cair de 30% a 40% em média, em razão do número de pessoas viajando no feriado. Porém, é exatamente nesse período que aumentam os acidentes de trânsito e, consequentemente, a demanda por bolsas de sangue nos hospitais.
“Entre o Natal e o Ano Novo a população compareceu aos hemocentros estaduais e tivemos as doações necessárias para suprir a demanda no final de ano. Aqueles que doaram nesse período ainda não estão aptos a uma nova doação. Por isso, alertamos para que mais pessoas doem sangue”, explicou o diretor.
Doação
As 22 unidades da hemorrede estadual funcionarão normalmente durante a semana que antecede o Carnaval (9 a 14), de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, e no sábado das 8h às 18h. Nos dias 16 e 17 de fevereiro não haverá coleta de doações e na quarta-feira (18) o Hemepar reabre ao meio-dia.
O procedimento da doação é seguro e dura aproximadamente 40 minutos, com o acompanhamento de profissionais qualificados. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres devem aguardar três meses para fazer uma nova doação. Mais informações pelo telefone 0800 645 45 55.