O banco de sangue do Hemepar entrou em alerta devido a redução drástica do número de doadores. Normalmente o local costuma receber em média 90 pessoas por dia para fazer a doação de sangue, mas nessa época do ano em função das festas e viagens de férias, o número de voluntários reduz mais de 50% e pode prejudicar o fornecimento para 384 hospitais em todo o Paraná, 40 deles em Curitiba e região metropolitana.

continua após a publicidade

De acordo com a pedagoga do Hemepar Cristina Richter, nesse período do ano o estoque normalmente fica abaixo do normal porque cai o número de doadores, mas a demanda por sangue aumenta em função dos acidentes de trânsito que se tornam mais frequentes.

“Muita gente viaja e o número de acidentes nas estradas cresce consideravelmente nessa época, e normalmente há vítimas que necessitam da doação e nós precisamos ter um estoque adequado para poder atender a todos”, explicou.

Segundo a pedagoga, estão em falta hoje principalmente os sangues com rh negativo, que são os mais raros, e especificamente o “O negativo”, que é doador universal, ou seja, qualquer pessoa pode recebê-lo independente da sua tipagem.

continua após a publicidade

“O ideal é que tenhamos pelo menos 20 bolsas de cada tipo sanguíneo por dia, no entanto, no caso do O negativo estamos com apenas 9% da capacidade normal, por isso é tão importante que as pessoas venham fazer a doação, qualquer tipo de sangue é bem vindo”, esclareceu.

Cidadania

continua após a publicidade

Cristina diz ainda que é importante que as pessoas doem sangue mesmo que não tenham parentes que estejam precisando, mas simplesmente pelo ato de exercer a cidadania.

“A gente não sabe o dia de amanhã, qualquer um pode precisar, além de ser um ato de amor ao próximo. Por isso pedimos que as pessoas venham fazer a doação, mesmo quem vai viajar, não custa nada passar no Hemepar antes de pegar a estrada”, pediu.

Quem pode doar

Uma medida do Ministério da Saúde através da Portaria 1.353, publicada no Diário Oficial em junho deste ano, alterou a idade mínima e máxima de doadores sanguíneos. Agora é possível a partir dos 16 anos até os 67.

Antes a lei permitia apenas dos 18 aos 65 anos de idade. No entanto, os menores só podem doar o sangue mediante a assinatura dos pais de um termo de responsabilidade, e os responsáveis também deverão acompanhar todo o procedimento até o fim.

Além de ter a idade adequada, o doador deverá estar bem alimentado, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebidas alcóolicas até 12 horas antes da doação e estar com documentos originais que tenham foto.

Segundo Cristina, todo o procedimento desde o preenchimento de um questionário confidencial, até o fim da doação dura em torno de 50 minutos.
Os homens podem doar a cada dois meses e as mulheres a cada três meses.

Serviço:

O que: Doação de sangue para o Hemepar – Banco de sangue
Onde: Em Curitiba – Travessa João Prosdócimo, 145, Alto da XV, Tel.: 0800 645 4555; No litoral (Paranaguá) – Avenida Gabriel de Lara, 481, Centro, Tel.: (41) 3422-4931.
Horários de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 7h30min ás 18h30min, sábados das 8h ás 18h.
Horário Especial na sexta-feira (30) – das 7h30min ás 12h e no sábado (31) estará fechado.