Foto: Ciciro Back |
Hemepar: estratégias para atrair doadores. continua após a publicidade |
Os doadores de sangue regulares no Brasil atingem cerca de 2% da população, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica como sendo ideal 5%. É com essa diferença que os bancos de sangue tentam driblar a falta de doadores, que nesta época do ano acaba se agravando. No Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) a média de coletas para suprir a necessidade dos hospitais atendidos pelo órgão é de 150. Porém, o número de doações caiu pela metade.
De acordo com a assistente social do Hemepar, Nely Maria Coimbra Moura, existe uma série de fatores que contribuem para essa queda. Uma delas é que com as baixas temperaturas muitas pessoas acabam ficando gripadas e, com isso, impedidas de doar. ?Aliado a isso, tivemos o feriado, que também reflete no número de doadores?, disse.
Apesar de perceber que as pessoas estão um pouco mais conscientes, o órgão ainda precisa lançar mão de estratégias para atrair os doadores.
E foi analisando essa situação enfrentada pelo Hemepar que o doador Pedro Henrique Ventura resolveu criar, com o apoio de um amigo, a Associação de Voluntariados do Sangue (AVS). Hoje a rede já conta com 150 pessoas, que estão engajadas em formar um longo grupo de voluntários regulares. ?Se cada doador regular levar mais uma pessoa e se isso se repetir a cada doação, o número de doações vai dobrar?, ponderou.
Serviço – Maiores informações: www.doesanguecuritiba.org.