As populações que moram em regiões distantes da captal do Paraná e que não contam com serviço especializado regular de oftalmologia, agora vão dispor de atendimento de uma unidade móvel. O serviço será feito através do Centro de Visão, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O veículo foi totalmente equipado para o projeto, que tem patrocínio da Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura.

A intenção com a unidade móvel, diz a chefe do Centro de Visão, Ana Teresa Ramos Moreira, é levar o atendimento a comunidades como do Vale do Ribeira e ilhas do litoral, “onde as pessoas sofrem com a falta de atendimento ou dificuldades de locomoção”. A unidade móvel contará com uma equipe voluntária formada por quatro médicos, secretária, técnico em enfermagem e motorista, que estará apta para atender todos os casos na área.

As visitas deverão acontecer duas vezes por mês, começando dias 25 e 26 deste mês, em Cerro Azul, no Vale do Ribeira. Segundo Ana Teresa, durante os atendimentos não serão feitos apenas diagnósticos, mas também todos os procedimentos necessários. “Quem precisar de cirurgia ou outro procedimento complementar será encaminhado para o Hospital de Clínicas”, disse. O programa também contará com a distribuição de óculos, que serão fornecidos por uma fundação de São Paulo.

continua após a publicidade

continua após a publicidade