Foto: Lucimar do Carmo/O Estado |
Edson Novak, chefe de neurologia. |
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou ontem uma nova ala de neurologia clínica. A unidade, que passou de quatro para 17 leitos, é especializada no atendimento de pacientes em estado grave. O hospital atende cerca de 1,5 mil pacientes com problemas neurológicos por mês no ambulatório e uma média de dez na emergência.
De acordo com o diretor- geral do HC, Giovanni Loddo, a reforma da nova ala absorveu recursos na ordem de R$ 200 mil, que foram doados em grande parte pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) e outros colaboradores.
Porém, para equipar a unidade, o hospital necessita ainda de outros R$ 300 mil. ?Os recursos do hospital não permitem reformas e são insuficientes até para o atendimento ao paciente. Por isso estamos sempre contando com a colaboração da sociedade?, disse.
Em uma próxima etapa, o HC espera implantar na unidade de neurologia uma ala especializada em epilepsia. Pretende também ampliar o atendimento ao paciente com acidente vascular cerebral. ?Sabemos que até 3 horas após o acidente vascular o paciente tem chances de ter diminuidas ou excluídas as seqüelas?, falou o chefe do setor de neurologia do HC, Edson Novak.