HC busca voluntárias para testar vacina

Uma vacina contra o HPV, vírus causador do câncer de colo de útero, está sendo testada pelo Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O HC está selecionando voluntárias, com idade entre 15 e 25 anos, para experimentarem a vacina.

A cada ano, o câncer de colo de útero mata no mundo cerca de 230 mil mulheres. Surgem ainda 470 mil novos casos de infecção pelo vírus HPV – que acontece através de relação sexual. A vacina, quando colocada no mercado (o que está previsto para acontecer daqui cerca de quatro anos), pode vir a minimizar esses números.

Segundo o médico ginecologista e obstetra do HC, Newton de Carvalho, a vacina contra o HPV está em sua terceira fase de testes. Na primeira fase, o produto foi testado em animais. Na segunda, em cerca de 1,2 mil mulheres no Canadá, Estados Unidos e Brasil. "Na segunda fase, ficou comprovada a segurança e a eficácia da vacina, pois nenhuma das pacientes que a utilizou desenvolveu HPV", revela. "Nessa terceira fase, o produto vai ser testado, em todo mundo, em cerca de 13 mil mulheres."

Nesta etapa, duas mil brasileiras receberão a vacina, sendo cerca de 350 no HC. Oitenta por cento delas realmente receberá a vacina do HPV. O restante vai receber vacina contra hepatite. Apenas no final do teste, daqui a cerca de quatro anos, vai ser divulgado quem recebeu ou não a vacina contra o vírus causador do câncer de colo de útero.

Todas as voluntárias irão se submeter, a cada seis meses, a exames ginecológicos sofisticados e realizados de forma gratuita. As pacientes terão liberdade para abandonar o teste no momento que desejarem. Podem ser voluntárias mulheres que estejam dentro da faixa etária exigida, que usem algum tipo de método anticoncepcional (pílula, DIU ou injetável), não estejam grávidas ou amamentando e que, durante a vida, não tenham tido mais do que seis parceiros sexuais. (Cintia Végas)

Serviço – Quem tiver interesse deve ligar para (41) 360-1865, 262-0708 ou enviar e-mail para hpv@hc.ufpr.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo