Um grupo de haitianos residentes no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu, na última semana, certificado de conclusão do curso gratuito de Técnicas de Montagem e Infraestrutura Elétrica Industrial.
O treinamento, promovido no início do ano pelo Centro de Referência em Direitos Humanos de Pinhais (CRDH), buscou qualificar profissionalmente os haitianos para o mercado de trabalho brasileiro.
Segundo a coordenadora institucional do CRDH de Pinhais, Gisele Cassano, as duas entidades já promovem o curso para a população em geral, patrocinado por empresas do ramo que necessitam de mão de obra qualificada.
“Em Pinhais o curso foi voltado exclusivamente para os haitianos, que buscam melhores condições de trabalho,” explicou. “Os alunos capacitados já estão recebendo propostas de trabalho na área”, afirmou Gisele.
Temáticas do curso
Durante a capacitação, os alunos tiveram contato com diferentes assuntos, dentro da temática principal, dentre eles estão: Introdução de segurança; Trabalho em altura; Prevenção e combate a incêndios; Noções sobre segurança no ambiente de trabalho; Noções sobre conta salário, conta corrente, poupança, previdência, FGTS, empréstimo, orçamento pessoal, entre outros temas.
Os parceiros
O Instituto Tibagi foi fundado em 2003 visando à formação profissional, inserção no mercado de trabalho, desenvolvimento pessoal e a empregabilidade de jovens em condições de vulnerabilidade social e econômica.
Já a Ação Social Edison Magalhães é uma organização não governamental, sem fins lucrativos fundada em 1996. Tem como objetivo atuar nas necessidades educacionais de suas crianças, adolescentes e idosos.