Hackers ameaçam empresas da capital

Um estudo realizado com 85 empresas de pequeno e médio portes de Curitiba apontou que 87% delas estão vulneráveis à ação de hackers. Outro levantamento feito com 250 universitários da capital mostrou que 97% dos usuários da internet já foram infectados por algum tipo de vírus, 65% tiveram o computador invadido por algum programa e 88% receberam algum e-mail suspeito. Do total entrevistado, apenas 16% utiliza antivírus ou outra ferramenta para evitar esse tipo de problema.

A pesquisa foi feita pela E-NetSecurity, empresa que trabalha com a implementação de políticas de segurança da informação. Segundo o diretor comercial da empresa, Wanderson Moreira Castilho, navegar na internet hoje está tão perigoso quanto dirigir: “Assim como existem as pessoas que dirigem de forma irresponsável, colocando em risco a vida dos outros, o mesmo acontece na internet, quando se acessa um site que pode levar a outros e deixar o navegador vulnerável”, explicou.

Uma saída para evitar esse tipo de problema é a instalação de programas de segurança. A E-Net apresentou ontem, em Curitiba, uma ferramenta brasileira que utiliza o sistema Linux. O BRMultiaccess – assim como outros programas existentes no mercado – é um produto voltado para o segmento corporativo que monitora todo o tráfego da internet. Entre as opções do programa, ele detecta se há tentativa de invasão, bloqueia e avisa programas improdutivos e gerencia o acesso.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo