Há cada vez mais jovens querendo servir o Exército

O número de jovens que se alistam como voluntários para o serviço militar vem crescendo muito nos últimos dez anos. Só no ano passado, eles representaram 90% do total de incorporados no Paraná. De acordo com o capitão Aristóteles, da Seção de Comunicação Social da 5.ª Região Militar -5.ª Divisão do Exército, as razões para isso são: vocação, oportunidade de obtenção de emprego e qualificação.

Muitos jovens, segundo ele, procuram o serviço militar para satisfazer o espírito de aventura e de aprendizado. Um desses casos é o do adolescente Davi Fernandes Padilha. "Muita gente fala que é ruim, mas acho que vai ser um ano de bastante aprendizagem e experiência de vida", diz Davi.

Segundo o capitão Aristóteles, a maioria dos jovens que presta o serviço militar quer ficar mais de um ano. Porém, ele diz que só 10% dos recrutas que servem anualmente têm essa oportunidade. Embora eles possam ficar até sete anos, as Forças Armadas não têm condições de incorporar todos eles. "Se quiserem seguir carreira, os jovens estarão mais preparados, mas deverão prestar concurso público".

Ainda que alguns deles estejam cursando universidade, a maior parte está nos últimos anos do ensino médio. É comum também que eles sejam de classe média e morem em áreas urbanas. De acordo com o capitão, o nível de escolaridade dos recrutas paranaenses está entre os mais altos do País. Ele acredita que isso se deve ao nível de informação e esclarecimento a respeito do serviço militar, que aumentou nos últimos anos.

O capitão diz que o número de jovens alistados no Paraná anualmente é de cerca de 90 mil, mas grande parte reside em cidades que não possuem quartéis e são prontamente dispensados. Dos 40 mil que precisam comparecer à seleção geral, mais de 6 mil são incorporados em diversas organizações militares. Neste ano, por causa do programa do governo federal "Primeiro Emprego", haverá um acréscimo de cerca de 1,5 mil jovens.

Hoje, às 10h, no 20.º Batalhão de Infantaria Blindado, na Avenida Erasto Gaertner, 598, no Bacacheri, em Curitiba, acontece a solenidade de liberação dos soldados incorporados em março de 2004.

Alistamento

Neste ano, todos os jovens nascidos em 1987 devem se alistar. Eles precisam procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima do local onde moram até o dia 30 de abril. Aqueles que em anos anteriores não realizaram o alistamento, terão de pagar uma multa de R$ 1,88 e regularizar sua situação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo