Cerca de 20 mil pessoas, a maioria jovens, participaram neste sábado do evento religioso Bote Fé Curitiba, que aconteceu na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, e serviu como preparativo para o Jornada Mundial da Juventude, marcada para julho no Rio de Janeiro. A Prefeitura de Curitiba esteve presente com ações de órgãos municipais e a presença do prefeito Gustavo Fruet.
A cidade, agora, se prepara para a Semana Missionária, marcada para acontecer uma semana antes da Jornada Mundial. O prefeito afirmou que a Prefeitura dará todo o apoio ao evento, que deve reunir 30 mil jovens de todo o mundo, segundo estimativas da Arquidiocese de Curitiba.
“A Semana Missionária é o evento preparatório para o grande evento que ocorrerá no Rio de Janeiro. Não é só um evento para a Igreja Católica, mas também para a cidade, para incentivar a juventude e é um processo de reflexão”, disse.
Fruet participou da missa campal, oficiada pelo Arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, e que marcou a chegada dos símbolos da jornada – – a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora –, que permanecerão até o final do mês expostos em duas sedes: Arquidiocese de Curitiba (de 23 a 25/02) e Eparquia Ucraniana (de 26 a 28/02).
“Temos que valorizar estes bons momentos, esta importante mobilização que é um fator de renovação também. É um orgulho para Curitiba receber um evento desta natureza”, declarou o prefeito.
Durante o evento a Prefeitura também levou serviços aos participantes. A Secretaria Municipal da Defesa Social e Antidrogas prestaram orientações e entregaram material informativo sobre prevenção do uso de drogas e dependência química.
A Guarda Municipal de Curitiba também participou com palestras educativas que integram os projetos “Papo Legal” e “Caravana do Bem”, voltados às crianças e aos adolescentes. A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude contribuiu cedendo equipamentos de recreação.