Em relação ao ano passado, a malha viária do Paraná teve melhoras significativas. Esse foi o resultado levantado por especialistas e que será apresentado na edição do Guia Estradas 2005, do Guia 4 Rodas, no próximo mês. Dessa vez, foram constatados 11.551 quilômetros de asfalto precário nas rodovias do País – 3.832 quilômetros a mais que no ano passado.
Na última edição do Guia, lançado em fevereiro, o Estado apresentava a segunda pior malha do Brasil. Agora, o Paraná reduziu em 131 quilômetros os trechos ruins, totalizando 701 quilômetros nessa edição. O pior trecho no Paraná é o da PR-092 (Parigot de Souza), de Arapoti a Joaquim Távora, com 91 quilômetros danificados. No último levantamento, o pior trecho rodoviário foi detectado na BR-487, entre as cidades de Iretama e Reserva, com 174 quilômetros danificados.
A Bahia lidera o ranking estadual, com 2.772 quilômetros de pista desgastada. Minas Gerais (1.809 km), Goiás (920 km), Maranhão (741 km) e o Ceará (709 km) fecham os cinco primeiros lugares. As estradas de Roraima, Amapá, Distrito Federal e Rio de Janeiro não apresentaram trechos em más condições de conservação. A equipe da revista percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo Brasil e ainda contou com informações da equipe de logística da Distribuidora Nacional de Publicações S/A (Dinap).
Trabalho no início
Para o secretário estadual dos Transportes, Valdir Pugliesi, a publicação está mostrando um trabalho que está apenas no início e que terá uma abrangência maior nos próximos meses. Ele destaca que quase 3 mil quilômetros de estradas estão sendo recuperados, além da manutenção dos trechos já cuidados. “Em relação ao País, onde foi constatado um aumento das estradas com problemas, o Paraná teve um desempenho excelente”, destaca. “Acredito que no próximo levantamento, o Estado vai mostrar condições ainda mais favoráveis para os motoristas”, ressaltou o secretário.
Em relação ao pior trecho da malha viária paranaense (PR-092), o secretário afirmou que funcionários já estão trabalhando no local em operações tapa-buracos e recuperação da pista. O trecho corta o Norte Pioneiro do Estado. Segundo o secretário, o trecho que vai de Santo Antônio da Platina a Wenceslau Braz já está passando por recuperações.