Guia aponta melhora nas rodovias do Paraná

Dos 15.119 quilômetros de estradas no Paraná apenas 158 quilômetros foram apontados como precários pelo Guia Quatro Rodas edição 2007. Isso representa 1% do total. Em 2007, o guia apontou 174 quilômetros em estado precário. A avaliação leva em conta estado do pavimento, sinalização vertical e horizontal, serviços oferecidos ao usuário, itens de segurança (ambulâncias e telefones de emergência, por exemplo) e bons postos de abastecimento.

Para obter o panorama das rodovias no Estado, os jornalistas e cartógrafos que formulam o guia passam por todos os pontos principais e fazem rodízio pelas vias vicinais. Segundo o editor-chefe do guia, José Eduardo Camargo, o índice obtido pelo Paraná é muito bom, já que alguns estados tiveram até 12% da malha rodoviária considerada precária.

Na descrição das estradas paranaenses pedagiadas, o guia diz que cerca de 15% das estradas do Paraná ?estão sob administração de seis concessionárias que juntas formam o Anel de Integração do Paraná, ligando as principais cidades do Estado. Mesmo cobrando pedágios, a maioria das pistas são simples, de mão dupla, porém em bom estado de conservação e sinalização?.

Já em relação aos demais trechos, descreve a BR-116 como duplicada ao norte e pista simples ao sul e aponta que esta estrada ?forma um funil ao ligar as regiões Sudeste e Sul, provocando tráfego intenso, com predomínio de caminhões pesados?. ?Fique atento com a sinalização ruim em toda a extensão da BR-153 (Transbrasiliana)?, alerta o guia.

O secretário de Estado dos Transportes, Rogério Tizzot, comemorou a publicação e afirmou que é o resultado das obras de recuperação que o Estado fez nos últimos anos.

Para o superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit) no Paraná, David Gouveia, nunca houve tantos investimentos em estrada. Segundo ele, a situação no começo do ano passado era caótica. O governo federal investiu R$ 38 milhões em 2006 num programa emergencial de recuperação das estradas (550 quilômetros). Para 2007, a previsão é que o Dnit invista mais R$ 29 milhões nas estradas federais do Paraná. 

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