Guatupê vai se tornar uma instituição de ensino superior

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, e o comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Scheremeta, entregaram ao presidente do Conselho Estadual de Educação, Romeu Gomes de Miranda, o processo para credenciamento da Academia Policial Militar do Guatupê como instituição de ensino superior. O evento ocorreu nesta segunda-feira (7), em solenidade no Palácio das Araucárias.

Após análise e elaboração de parecer do conselho estadual, que deve ocorrer ainda em 2011, um decreto do governador homologará a transformação do curso de formação de oficiais da Polícia Militar em dois cursos de graduação em nível de bacharelado em segurança pública: Oficial Policial Militar e Oficial Bombeiro Militar.

O governador disse que recebeu o Paraná com os piores indicadores em segurança pública no Brasil e que para reverter esse quadro o governo colocou a segurança como prioridade e está fazendo grandes investimentos. “A conquista do status de instituição de ensino superior será um grande avanço para qualificar melhor os quadros da nossa polícia”, disse o governador Beto Richa.

De acordo com o coronel João Paulo Carneiro Filho, diretor da Academia, com a nova situação, o curso de formação de oficiais deixa de ser apenas equivalente a um curso superior para ser de fato um curso superior.

TECNÓLOGO- O plano de metas da diretoria de Ensino Superior da Polícia Militar do Paraná prevê ainda a transformação do curso de formação de soldados em curso de tecnólogo em segurança pública, também com nível superior. A expectativa é de que os novos cursos entrem em funcionamento em 2012 e atendam os aprovados nos próximos concursos públicos da corporação.

A Academia Militar do Guatupê também será transformada em campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), instituição que vai agregar sete faculdades estaduais, formando a sétima universidade pública do sistema estadual de educação.

CONSELHO – Beto Richa e o vice-governador Flávio Arns deram posse a cinco novos membros titulares do Conselho Estadual de Educação do Paraná, na mesma ocasião. É a primeira vez que um governador participa da posse dos conselheiros. “Este é um gesto de reconhecimento, uma demonstração de respeito e do desejo deste governo de que as políticas públicas da área tenham a participação dos especialistas e de todos os profissionais que fazem a educação no dia a dia”, declarou Richa.

A solenidade teve a presença dos deputados estaduais Mauro Moraes, Nelson Justus, Pedro Lupion Neto, Rose Litro e Teruo Kato, do reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, entre outras autoridades da área de educação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna