Um grupo de 31 guardas municipais faz nesta sexta-feira (29), às 9 horas, um treinamento prático na Arena da Baixada. A prática faz parte da preparação para os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Esta semana o grupo está em treinamento no Quartel General do Pinheirinho.
O exercício, que faz parte do curso de Controle de Distúrbio Civil, é fundamental na preparação da segurança de Curitiba para ser uma das sedes do Mundial.
O secretário de Defesa Social, Marcus Vinícius da Costa Michelotto, considera que, além da Copa do Mundo, o curso atente a uma necessidade imediata da Guarda. “A segurança dos terminais de ônibus são de nossa responsabilidade e nos últimos tempos temos detectado um aumento dos casos de distúrbio nestes locais. Nos dias de jogos, alguns torcedores têm agido com violência”, diz.
Para o aperfeiçoamento do treinamento, os guardas passarão a aplicar as instruções recebidas já nas partidas do Campeonato Brasileiro.
Curso de capacitação
Ainda na capacitação para receber os jogos da Copa, no último dia 18, 50 guardas municipais concluíram o curso de capacitação para uso de arma – calibre 12 – com munição não letal.
Esse tipo de armamento, que pode ser carregado com munição de borracha ou gás, é recomendado justamente para controle de grandes aglomerações, que podem acabar em tumultos, caso dos estádios de futebol.