Guardas municipais de Curitiba aprenderam nesta semana técnicas de salvamento aquático. Eles fizeram o curso Operações com Embarcações, de 17 a 19 de dezembro, no Parque Passaúna.
A instrução prática, com 8 horas/aula, foi feita por bombeiros especialistas em operações aquáticas, para 60 guardas municipais, integrantes dos Serviços de Proteção Ambiental, da Gerência de Operações Especiais e da Coordenadoria Técnica de Defesa Civil.
Além de aprender a montar, desmontar, armazenar e fazer reparos nas embarcações, os Guardas Municipais foram ensinados a fazer o transporte terrestre e a colocar o bote em meio aquático. Também foram repassadas as técnicas de remo em águas paradas e em correnteza e, ainda, noções de segurança individual e de resgate e salvamento aquático de vítimas.
"Sinto-me mais capacitado para intervir nas situações em que haja necessidade de salvamento de pessoas em situações de alagamento", disse o supervisor Grubba, da Coordenadoria Técnica de Defesa Civil.
Os guardas municipais também fazem parte da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil como integrantes das Comissões Especiais de Segurança das Regionais da Prefeitura e, muitas vezes, são os primeiros a chegar nos locais de emergência para ajudar a população sob risco.
Foram adquiridos 10 botes infláveis pela Prefeitura durante o segundo semestre deste ano. Todas as Administrações Regionais receberam uma unidade. A Regional Boqueirão foi contemplada com duas unidades, pois possui uma das maiores áreas aquáticas da cidade. Os botes serão usados nas operações de defesa civil, para o socorro e salvamento das pessoas em situação emergencial.
O curso foi uma parceria da Secretaria Municipal da Defesa Social, através da Coordenadoria Técnica de Defesa Civil e do Departamento da Guarda Municipal, com o Primeiro Grupamento de Bombeiros da Capital.
"A parceria com os Bombeiros sempre foi um sucesso e quem se beneficia dela é a população, que fica cada dia mais segura. Guardas municipais bem preparados são alicerces de uma segurança coletiva mais eficiente", afirmou Itamar dos Santos, secretário Municipal da Defesa Social e Coordenador Geral da Defesa Civil em Curitiba.