O secretário municipal do Trabalho e Emprego, Jorge Bernardi, recebeu na sexta-feira (17) o presidente do Sindicato dos Guardadores de Carros do Estado do Paraná (Singuapar), Aramis Tabajara. O sindicalista pediu ao secretário para estudar formas que possibilitem a inclusão no mercado formal de trabalho dos mais de 3.700 trabalhadores que atuam nas ruas da capital como guardadores de veículos.
Bernardi comprometeu-se em fazer um estudo sobre a situação dos guardadores de automóveis e de apresentar uma proposta para ser levada à categoria. O secretário também vai estudar formas de capacitar os guardadores por meio de cursos sobre legislação de trânsito, primeiros socorros, cidadania e relações humanas.
O exercício da profissão de guardador autônomo de veículos automotores é regulamentado pela Lei 6.242/1975, e prevê que os trabalhadores deverão estar registrados na Superintendência Regional do Trabalho, do Ministério do Trabalho. Para obter o registro o interessado deve apresentar a prova de identidade, atestado de bons antecedentes, certidão negativa dos cartórios criminais de seu domicílio, comprovante de quitação eleitoral e do serviço militar.