O programa Nossa Praia é Limpeza, desenvolvido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), ganhou o reforço do Pelotão da Guarda-Mirim de Guaratuba nas ações de conscientização sobre a importância da reciclagem de lixo no Litoral, nesta temporada de verão.
“São 20 meninos de 14 a 16 anos que estão nas barracas da balneabilidade do IAP, instaladas na orla e recebem uma bolsa-auxílio de R$ 450,00 mensais para trabalhar no Projeto”, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. O valor total do convênio firmado entre o Governo e a Guarda-Mirim de Guaratuba é de R$ 60 mil.
O presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, afirmou que a parceria com a Guarda-Mirim beneficia tanto o órgão ambiental como as crianças e suas famílias. “Além de ser um programa sócioambiental, ele promove a inserção dos jovens no mercado de trabalho e reforça o nosso time de ‘pequenos agentes ambientais”, destacou Burko.
Os guarda-mirins já estão trabalhando em Guaratuba desde o dia 17 de dezembro e encerram as suas atividades junto à Operação Verão 2009 no dia 1.º de março. “Este é o quarto ano que contamos com o apoio dos guarda-mirins dando dicas para os veranistas sobre a importância de preservar o meio ambiente”, relatou o presidente do IAP.
Renda Familiar
Segundo a coordenadora do Programa Nossa Praia é Limpeza, Adriana Ferreira, o convênio é uma das formas encontradas pelo órgão ambiental para reduzir os impactos ambientais gerados na temporada. “Para eles a bolsa auxilia na renda familiar durante temporada.
Além disso, eles são maravilhosos, levam o trabalho a sério, gostam do que fazem e têm um ótimo relacionamento com o público”, elogiou Adriana. Os guarda-mirins atuam uniformizados com a camiseta da Operação Verão e boné e podem ser encontrados diariamente nas barracas de balneabilidade do IAP, distribuindo sacolas biodegradáveis na areia e repassando informações.
O estudante da 7a série, Cleverson Elias Molon, entrega sacolas na barraca de balneabilidade e distribui panfletos informando os horários da coleta de lixo. “Estou aprendendo que não pode jogar lixo na praia porque polui e que a contribuição dos veranistas vai melhorar a qualidade da nossa vida e da nossa cidade”, disse Cleverson.