Cerca de dois mil adolescentes fizeram fila, ontem, na Guarda-Mirim em Curitiba, para se inscrever no programa para jovens de família de baixa renda, cujo prazo termina hoje. Segundo a diretora Mariselni Vital Piva, podem se inscrever os nascidos em 88, cursando no mínimo a 8.ª série do ensino fundamental, e os nascidos em 89, no mínimo concluindo a 5.ª série do ensino fundamental. É preciso levar a certidão de nascimento ou a carteira de identidade e a declaração de matrícula com a série que está cursando.

Segundo Mariselni, a instituição dá toda a formação necessária para o trabalho de aprendiz. Aos 16 anos, eles são encaminhados para a aprendizagem técnica nas empresas, onde recebem salário mínimo. Além das 4 horas trabalhadas nas empresas, eles têm a parte teórica na Guarda-Mirim.

Shirlei dos Santos, 17 anos, que trabalha na Eletrolux, é um dos exemplos, e diz que vai ser efetivada. Luiz Gustavo Foroto, da mesma idade, disse ser muito bom na matemática e será aprendiz no departamento financeiro do Carrefour.

continua após a publicidade

continua após a publicidade