Planejamento

Guaratuba vai ganhar engorda de praias e nova Orla Histórica

Orla Histórica vai ganhar ampla revitalização. Foto: Divulgação

Um dos principais pontos turísticos do Litoral, a Orla Histórica de Guaratuba, que abrange o entorno da Praça dos Namorados, o casario e a margem da baía, passará a partir de 2025 por uma ampla revitalização. A obra será tocada pelo Governo do Paraná, em parceria com a Prefeitura local.

A gestão estadual também trabalha na elaboração de um amplo projeto para as orlas da Praia Central, Praia de Caieiras e Prainha. A exemplo do que aconteceu em Matinhos, elas serão beneficiadas com obras de engorda da faixa de areia e nova infraestrutura urbana.

O projeto mais avançado é da Orla Histórica. Ele envolve a construção de um grande deck de madeira, reforma de trapiches, novo calçamento, paisagismo, iluminação, espaços de lazer e convivência e estacionamento, o que promete melhorar a experiência de moradores e turistas que frequentam a região.

+ Veja mais: Vídeo! Fura-catracas invadem em bando ônibus de Curitiba enquanto povo espera na fila

Neste momento, a Paraná Projetos, órgão vinculado à Secretaria do Planejamento, trabalha na conclusão do anteprojeto que servirá como base para a elaboração da licitação, a ser conduzida pelo Instituto Água e Terra (IAT). A contratação será feita no modelo integrado, em que a empresa vencedora do processo licitatório deve elaborar os projetos básico e executivo, além de executar as obras.

Devido ao modelo de contratação, em que o orçamento estipulado é sigiloso, os valores exatos a serem investidos em cada item do projeto só serão conhecidos após a abertura das propostas das empresas interessadas.

“Este é mais um projeto voltado ao desenvolvimento do Litoral paranaense, que já recebeu mais de R$ 1 bilhão em obras nos últimos anos. Também faz parte de um novo pacote dos quais também fazem parte a revitalização da Orla de Pontal do Paraná e do Centro Histórico de Paranaguá”, afirmou o secretário do Planejamento, Guto Silva.

A expectativa, de acordo com Silva, é de que a obra seja iniciada no segundo semestre deste ano, dentro de um cronograma de 12 meses. A execução deverá ser dividida em duas etapas para não impactar os comerciantes da região durante a alta temporada de verão, sendo concluída no primeiro semestre de 2026.

+ Veja mais: Novo binário vai mudar sentido de rua de bairro populoso de Curitiba

“É uma grande intervenção nesta região da baía de Guaratuba, no entorno da Praça dos Namorados, que já é muito frequentada pelos visitantes e moradores da cidade, e que vai ser requalificada para atrair ainda mais turistas, gerando mais renda para quem vive no Litoral”, concluiu o secretário do Planejamento.

Engordamento da orla. Foto: Divulgação

Detalhes

A obra deverá abranger uma área de aproximadamente 10,8 mil metros quadrados em Guaratuba. Um dos elementos que mais chama a atenção é a construção de um amplo deck de madeira que se estende por toda a faixa da orla histórica, o que deverá facilitar a circulação de pedestres pela região. Ele também tornará a integração da Praça dos Namorados e adjacências com os trapiches mais orgânica e harmônica.

Tanto a área da praça como o deck contarão com novos bancos e espreguiçadeiras, além de novos elementos paisagísticos, servindo também como um grande espaço de convivência e lazer. A região já é tradicionalmente conhecida como local de contemplação do pôr-do-sol na Baía de Guaratuba, algo que deve ser fortalecido ainda mais após a conclusão da obra.

A nova pavimentação da praça e entorno, incluindo a Rua Coronel Afonso B. de Souza, a Travessa Juvêncio Unho e a via Marechal Hermes será feita com a instalação de pavers. O sistema possui alta capacidade de drenagem da água da chuva e fácil manutenção. As vagas de estacionamento público do espaço adjacente também serão demarcadas.

As ruas contarão com elementos de acessibilidade, como rampas para facilitar o acesso de cadeirantes e outras pessoas com mobilidade reduzida, e piso tátil para orientação de deficientes visuais.

Na Avenida 29 de Abril, a proposta inclui a criação de uma praça de convívio com elementos paisagísticos, mobiliário urbano moderno e novo sistema de iluminação. Já na área ao lado do Terminal Turístico Pesqueiro, está prevista a implementação de uma área de lazer com opções recreativas, sendo a principal delas uma fonte de águas dançantes, ideal para a realização de espetáculos noturnos.

O projeto foi dividido em duas fases, que serão tocadas de forma paralela. A primeira, chamada de terra, contempla as obras de pavimentação, acessibilidade e paisagismo. A outra, chamada de mar, envolve a construção de dois novos trapiches e readequação dos três já existentes na orla.

SEPL-PR

Engordamento da orla

Para Guaratuba, o executivo estadual também trabalha na elaboração de um amplo projeto de revitalização que envolve a orla da Praia Central, a Praia de Caieiras e a Prainha, que deve começar pra valer a partir de 2026 porque ainda está na fase de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental.

A exemplo do que aconteceu em Matinhos, as três praias deverão ser beneficiadas com obras de engorda da faixa de areia, totalizando cerca de 4,7 quilômetros de extensão, além de novos calçamentos com ciclovia, pistas de corrida, caminhada e paisagismo.

O projeto envolve, ainda, melhorias nos sistemas de drenagem para mitigar efeitos de alagamentos, e a construção de novos guias de corrente, espigões e headlands. Estas estruturas marítimas têm como funções principais aumentar a capacidade de vazão de água da chuva para o mar, melhorar a balneabilidade das praias e evitar a erosão da areia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna