Guaratuba é um dos destinos mais procurados por quem passa férias no litoral do Paraná. Durante a temporada de verão, passam pelo local cerca de 400 mil pessoas, entre veranistas e turistas.

continua após a publicidade

“Temos uma ótima estrutura de restaurantes e hospedagem para receber a todos”, diz o diretor de turismo do município, Mário Natalino. “Em hotéis e pousadas, oferecemos 2.820 leitos. Nas associações, são mais 3,6 mil. Além disso, existem as casas disponibilizadas para aluguel. Os restaurantes têm capacidade para atender 3,5 mil pessoas por dia”.

Tanto entre as pessoas que ficam hospedadas em Guaratuba quanto entre quem está apenas de passagem pelo local, o destino turístico mais procurado é o morro Brejatuba. O local é mais conhecido como Morro do Cristo, por contar com a presença, no topo, de uma imagem do Cristo Redentor.

Escadaria

A imagem foi instalada no local no ano de 1953, tendo um dos braços apontado para a cidade e o outro com a mão no coração. Para chegar até ele, é preciso subir uma escadaria com quase 200 degraus.

continua após a publicidade

A estrutura passou por reforma geral no ano 2000, sendo alargada e ganhando corrimãos. Depois de chegar no topo do morro, os mais corajosos também podem encarar mais 26 degraus até o pé da imagem do Cristo.

“A subida é cansativa, mas vale a pena. Depois do esforço, a gente relaxa olhando a paisagem. A vista que se tem do oceano é linda. Após a descida, também dá para repor as energias com um banho de mar”, diz a auxiliar de escritório Elizabeth Garcia, que é do município de Palmeira, na região dos Campos Gerais, mas passa férias no litoral.

continua após a publicidade

Gringos

O comerciante argentino Gustavo Gabriel Benites, que é da província de Missiones, está conhecendo o litoral do Paraná e também se aventurou no morro. “É um passeio muito bonito, pois a vista lá de cima é impressionante. O câmbio não favorece a nós argentinos, mas acho que mesmo assim vale a pena passar férias aqui (no litoral do Estado)”, afirma.

Na subida até o Cristo, os turistas encontram lixeiras e placas informando sobre a necessidade de preservação ambiental. No topo, há um estabelecimento comercial onde é possível comprar água, refrigerante e lembrancinhas.

Praia de Caieiras: limpa, tranquila e convidativa

Anderson Tozato
Local é um dos preferidos dos pescadores, que aproveitam para relaxar.

Guaratuba, no litoral do Estado, conta com 22 quilômetros de praias. Uma das mais bonitas é a praia das Caieiras, cujo acesso se dá por uma estradinha localizada ao lado do terminal de embarque para o ferry-boat do município. O local é considerado um dos mais tranquilos do litoral paranaense.

Com cerca de um quilômetro de extensão, a praia é ideal para quem busca sossego e quer descansar. Ela abriga uma colônia de pescadores que, no passado, eram basicamente seus únicos frequentadores. Hoje, costuma receber uma grande quantidade de turistas que buscam fugir um pouco da agitação comum em outras praias do litoral paranaense.

‘É uma praia de mar bastante calmo e, por isso, considerada boa para as crianças. Além disso, Caieiras é muito procurada por pessoas que gostam de pescar. É uma praia ótima para pesca’, comenta o diretor de Turismo do município de Guaratuba, Mário Natalino.

A secretária Angélica Mildenberg, que vive em Curitiba, diz que Caieiras é convidativa às brincadeiras de crianças. Ela tem casa em Guaratuba e sempre leva a filha, de um ano de idade, para se divertir na areia e tomar banho de mar na praia.

‘Caieiras é uma praia bem mais tranqüila do que as outras de Guaratuba. O mar é calmo e o ambiente é bastante familiar. Posso deixar minha filha brincar à vontade e ficar mais sossegada. A praia também é bem menos movimentada e costuma ser bastante limpa’, afirma.

Paisagem

Já o vendedor Marcelo Leandro Gonçalves, que também mora na capital, vai até Caieiras para pescar. ‘Há 24 anos frequento a praia. No passado, ela era melhor para peixe, mas mesmo assim ainda é possível pegar alguns escrivãos, baiacus e bagres no local. Para mim, o principal é pescar e esquecer os problemas do dia a dia. O barulho das ondas e a paisagem de Caieiras são muito relaxantes’, diz.

Na beira da praia de Caieiras, é possível encontrar vendedores ambulantes comercializando bebidas e alimentos. Porém, o lugar é perto do centro de Guaratuba, onde é possível ter acesso a uma boa estrutura de restaurantes, supermercados, bancos, farmácias e lojas.