Praia Central de Guaratuba
vista do Morro do Cristo.

O réveillon, que será marcado por uma grande queima de fogos em Guaratuba, promete ser o início de uma bela temporada de verão para quem for ao município litorâneo. Segundo a administração da cidade, todos os esforços possíveis estão sendo feitos para que nenhum problema de infra-estrutura prejudique o sossego dos veranistas.

O prefeito de Guaratuba, José Ananias dos Santos, informou que o município e o Estado estão trabalhando em perfeita sintonia para que problemas como a falta d?água e enchentes não voltem a se repetir neste ano. ?A Sanepar realizou obras e agora temos capacidade para atender a 400 mil pessoas. Antes a água era suficiente para atender apenas 150 mil?, revelou, destacando que fora da temporada a população de Guaratuba é de cerca de 30 mil pessoas.

As enchentes, segundo o prefeito, também são problemas passados. Há noventa dias, valetas e canais da cidade estão passando por uma operação limpeza. ?Claro que não podemos combater a natureza, mas com o que foi feito achamos que este ano não vão acontecer novas enchentes?, revelou o otimista Ananias.

Festa

O tradicional show pirotécnico está confirmado na Praia Central de Guaratuba, durante a virada do ano. Todavia, ainda há uma dúvida sobre o local onde os fogos deverão estourar. ?Ainda não definimos se vamos fazer no Morro do Cristo ou vamos colocar uma balsa na água?, explicou o prefeito, dizendo que o espetáculo terá duração de cerca de vinte minutos. Ananias lembrou que um trio elétrico vai animar os veranistas na Praia Central durante a virada.

Morro do Cristo é revitalizado

Mirante natural da cidade, o Morro do Brejatuba, mais conhecido por Morro do Cristo, vai ter sua obra de revitalização inaugurada hoje às 20 horas. A partir dessa temporada, o Cristo Redentor poderá ser visto à noite, de vários pontos da cidade, pois a estátua recebeu iluminação especial, que permitirá também, a visitação noturna ao maior cartão postal do balneário.

O projeto de revitalização, de autoria do arquiteto Adolfo Sakaguti, incluiu ainda, a remodelação da escadaria e a instalação de um corrimão para maior segurança de todos. Os patamares foram aumentados e bancos foram colocados para descanso em diversos pontos do local. No topo do morro, a imagem do Cristo agora tem sua face voltada para cidade. A obra é uma parceria entre a Sanepar, que mantém um reservatório de água naquele lugar, e a prefeitura da cidade.

Cristo

O Morro do Brejatuba ficou conhecido como Morro do Cristo porque em seu cume foi construída uma imagem do Cristo Redentor, com um braço que apontava para a entrada da barra e o outro, com a mão no coração.

A estátua foi encomendada pela família de João Cândido Ferreira, presidente do Estado de 1908 a 1912, e inaugurada em 23 de junho de 1953 -ano do centenário de emancipação política do Paraná. Em 53, grandes festejos aconteceram em todo o Estado, governado na época por Bento Munhoz da Rocha Netto.

A escadaria que dá acesso ao oratório e ao mirante foi construída na década 50 e possuía 197 degraus. Após a reforma, ela passou a ter 190. Do mirante, pode-se avistar a Baía de Guaratuba, e as praias Brava e Central. Toda a estrutura da base, que possui nove metros de altura, serve como pedestal para a estátua e contém um recipiente de água benta. A cidade é chamada de Guaratuba por causa dos ?muitos guarás? na língua tupi, e foi dado pelos nativos que habitavam a região.

continua após a publicidade

continua após a publicidade