Três dias depois das chuvas que assolaram as cidades de Guaratuba e Tijucas do Sul, o sol de ontem ajudou a amenizar os problemas enfrentado pelos moradores, que trabalham desde sábado para recuperar as cerca de 4.200 casas destelhadas – 3.200 em Guaratuba e mil em Tijucas do Sul – depois da tempestade de granizo.
Em Guaratuba, as escolas devem permanecer sem aulas até hoje e, em Tijucas, pelo menos até amanhã. Muitas pessoas tiveram de passar a noite de sábado para domingo alojadas nas salas de aula. Só em Guaratuba, foram cerca de 800 famílias. Igrejas e clubes também cederam espaço para os mais necessitados. ?O pessoal da Defesa Civil está trabalhando no levantamento das necessidades mais urgentes da população?, disse o prefeito de Guaratuba, Miguel Jamur .
A Prefeitura da cidade comprou cerca de 60 mil telhas de amianto para distribuir entre a população mais carente. Ainda não existe estimativa quanto aos prejuízos; sabe-se apenas que os bairros mais atingidos foram Mirim, Piçarras, Vila Esperança, Vila Eliana e Coroado.
Em Tijucas do Sul, apenas dez famílias necessitaram de abrigo em escolas da cidade. A Prefeitura também deve encomendar telhas e a distribuição das mesmas deve ser feita ao longo da semana, bem como colchões, que devem ser encaminhados para as famílias mais carentes. ?As pessoas estão doando roupas e alimentos como forma de ajuda?, contou o diretor administrativo da Prefeitura da cidade, Juciel Bueno. Ele estima que os prejuízos sejam da ordem de R$ 1 milhão. Ontem o governador Roberto Requião (PMDB) sobrevoou a cidade de Guaratuba para se inteirar sobre os estragos que a chuva de granizo causou. Segundo a assessoria de imprensa do governo do Estado, 35 mil telhas serão compradas pelo governo estadual em caráter de emergência, sendo que 30 mil serão destinadas a Guaratuba e o restane a Tijucas do Sul, até quarta-feira.