Em Matinhos, o fórum acontece no sábado, no hotel Parque Balneário Caiobá. No domingo, o encontro é em Guratuba, na sede da Associação dos Comerciários. “A visão que os moradores têm a respeito de seus ambientes é muito importante e enriquecedor para construção do plano diretor”, diz o secretário do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.
Os fóruns foram idealizados pelo Governo do Estado e são coordenados pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná. “Os planos diretores são instrumentos de planejamento, que direcionam o desenvolvimento espacial e social de uma cidade, têm caráter dinâmico e podem ser revistos a qualquer momento”, explica o presidente do Conselho do Litoral, Hamilton Bonatto.
Um dos fóruns para discussão dos planos diretor, feito em Curitiba, colheu as opiniões dos veranistas que freqüentam o litoral paranaense. “Essa população flutuante também tem uma visão diferenciada, mas que deve ser levada em consideração”, afirma Bonatto.
As reuniões servem para conhecer os desejos, necessidades e expectativas da população em relação ao desenvolvimento da região. O material recolhido pelos organizadores fará parte de um relatório, que servirá de base para elaboração dos Planos Diretores dos Municípios.
De acordo com Bonatto, o relatório dos fóruns vai se somar ao diagnóstico já realizado pelo Conselho do Litoral em parceria com os municípios. “Esse material será submetido à análise dos técnicos para subsidiar os planos”, acrescenta.
continua após a publicidade
continua após a publicidade