Guaraqueçaba sofre com o acesso rodoviário precário

O município de Guaraqueçaba, localizado no extremo norte da Baía de Paranaguá, pode ser considerado a cidade mais isolada do Paraná. Com pouco mais de 8 mil habitantes, o local, rico em belezas naturais e históricas, sofre com a distância do restante do Estado. Para chegar à região só existem duas opções: via marítima, através das barcas que partem diariamente rumo a Paranaguá, e por terra, pela rodovia PR-405, construída no início da década de 70 e que faz a ligação com Antonina.

Com 76 quilômetros de extensão, a rodovia se tornou o principal problema de Guaraqueçaba. As condições da pista são apontadas pelos moradores como o principal fator do isolamento do município. A estrada é de chão batido e o trajeto de carro é feito em três horas. Ônibus e caminhões podem levar até o dobro do tempo para cumprir trecho. Ao longo da rodovia os buracos são comuns e quando chove o estado da pista fica precário.

Para tentar melhorar a situação, dois caminhões caçamba do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR), carregados com pedras, transitam diariamente pela estrada com o objetivo de despejar a carga nos trechos onde trânsito se torna inviável, por causa das chuvas que atingem a região durante todo o ano.

Na semana passada, o governador Beto Richa anunciou o início de estudos de impacto ambiental para a execução da obra de pavimentação da rodovia. No entanto, apesar da notícia, moradores e comerciantes da região estão cautelosos em relação ao tema. ‘Desde que construíram a estrada, todos que passam pelo governo prometem essa pavimentação. Só vamos acreditar quando a coisa realmente sair do papel‘, diz o aposentado Hilson Nascimento, que é de Curitiba, mas mora em Guaraqueçaba há 11 anos.

‘Para encarar essa estrada, só mesmo comprando uma picape. Eu, que uso um carro popular para fazer o trecho pelo menos duas vezes ao mês, sofro com essa estrada. Muito buraco, muita lama. Às vezes encontramos árvores caídas na rodovia. Tem dia que é um verdadeiro rally‘, descreve o representante comercial César de Souza, que trabalha na região.

Maioria da população quer melhoria

Marco André Lima
Heloísa Winter Nascimento.

Nos últimos dois anos, a Associação Amigos de Guaraqueçaba realizou uma campanha pela pavimentação da PR-405. Liderada pela moradora Heloísa Winter Nascimento, a entidade conseguiu mais de 4 mil assinaturas num abaixo-assinado feito entre os moradores. ‘Percebemos que tem bastante gente contra, mas isso porque toda mudança assusta um pouco. Está na hora da cidade avançar. Hoje temos jovens deixando Guraqueçaba porque não há perspectiva nenhuma. Os jovens não têm atividade e a droga já está chegando forte à cidade‘, conta.

Para Munir Martins, secretário de Turismo de Guraqueçaba, quem é contra a pavimentação da PR-405 assina o atestado de incompetência em relação à administração e preservação da cidade. ‘Muitos dizem que a cidade vai piorar, que vai chegar a bandidagem e mais drogas. Primeiro, acho que não será assim, pois não é uma estrada de passagem, mas uma via com ponto final. Segundo, que qualquer mudança exige responsabilidade por parte de todos. Temos que ter sabedoria pra estruturar a cidade para essas mudanças‘, argumenta.

Segundo Martins, para ganhar a parcela da população que é contra a pavimentação da rodovia, o governo precisa adotar um formato de estrada-parque. ‘Se realmente o projeto sair do papel, é preciso construir uma estrada com atrações relativas às belezas naturais do trecho, com postos de turismo, guias e toda a informação. Tem que fazer o turista se conscientizar de que está numa região rica em beleza natural e com uma história fantástica. Só com a conscientização dos turistas e moradores teremos sucesso em relação a essa possível pavimentação‘, opina.

Pavimentação é dívida antiga

Marco André Lima
Munir Martins.

Os moradores de Guaraqueçaba consideram a pavimentação da PR-405 uma dívida antiga do governo estadual com o município. O secretário de Turismo, Munir Martins, afirma que a revitalização do acesso já deveria ter sido feita há anos. ‘Se pensarmos com clareza, hoje, Guaraqueçaba está há pelo menos três horas de qualquer cidade próxima e isso é algo impensável em pleno ano de 2013‘, desabafa.

Segundo Martins, que também é dono de uma pousada no centro da cidade, as péssimas condições da rodovia afastam qualquer tipo de desenvolvimento para a cidade. ‘Hoje ninguém quer investir aqui. Quem vem pra cá é porque se apaixona pela cidade, como eu, mas Guaraqueçaba precisa de mais. Temos uma beleza natural invejável, uma história riquíssima. Com a estrada é possível que a cidade receba mais investimentos e é tudo que precisamos agora‘, analisa.

Para Fábio Rodrigues, dono de uma mercearia localizada em frente à praia central da cidade, uma estrada em melhores condições fará com que o Paraná conheça melhor a região. ‘Se você pegar o mapa do litoral paranaense, boa parte dele fica depois de Pontal do Sul. Esse lado da baía oferece muita coisa aos visitantes, mas é preciso se estruturar para iniciar o desenvolvimento sem interferir no meio ambiente‘, pondera.

Marco André Lima
Comunidade clama pela pavimentação da PR-405, que leva até as belezas naturais do município.