Cerca de 40 membros da Frente de Luta do Transporte estiveram na prefeitura de Curitiba na tarde desta sexta-feira (25) para discutir a questão do passe livre para estudantes. A manifestação contou com a presença do professor Lafaiete Neve, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ministrou uma aula sobre a viabilidade da proposta.
“É possível sim oferecer passe livre para estudantes e desempregados sem que o custo precise ser repassado para os passageiros”, afirmou Neves.
O grupo chegou a se reunir com o secretário municipal de governo, Ricardo Mac Donald, que afirmou que só haverá um parecer sobre a questão na próxima semana, quando o prefeito vai até a capital federal para discutir o assunto.
Nova proposta
Na próxima terça-feira (29), o prefeito Gustavo Fruet vai à Brasília para discutir com os deputados federais novas formas de financiamento do transporte público com base na universalização do vale-transporte.
De acordo com o “Projeto Curitiba: um novo financiamento para o transporte público”, apresentado por Fruet em julho deste ano ao governo federal, a tarifa pode ficar em apenas R$ 1 e a isenção de cobrança para estudantes – com renda de até quatro salários mínimos – se torna viável.