Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa confirmando que a obesidade já se tornou uma epidemia no Brasil. Atualmente, de acordo com a entidade, o sobrepeso atinge aproximadamente 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade, cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos, 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos.
Apesar da preocupação que os dados geram, os frequentadores do Vigilantes do Peso garantem que emagrecer de forma saudável é possível. No ano passado, eles tiveram muito a comemorar.
Desde janeiro, no Paraná, eles emagreceram, juntos, mais de 11 mil quilos. Só os integrantes da unidade localizada no Centro de Curitiba foram responsáveis pela eliminação de 4,7 mil quilos.
“É uma grande conquista. Esses quilos foram perdidos por cerca de 700 pessoas que participam de nossas reuniões no Paraná”, diz a gerente do Vigilantes no Estado, Mara Cooper. “Agora, estamos organizando uma campanha para que os frequentadores doem o equivalente ao que perderam em alimentos a instituições beneficentes. Isso ajuda para que eles enxerguem os quilos a mais que eliminaram do próprio corpo”, completa.
Prevenção
As mulheres são maioria no Vigilantes, representando cerca de oito de cada dez frequentadores. Antigamente, buscavam o programa apenas pessoas que estavam muito acima do peso.
Hoje, ele já é procurado mesmo por quem quer perder dois ou três quilinhos a mais. “Muita gente nos procura com o intuito de prevenir a obesidade e não apenas quando o problema já se faz presente. Podem participar pessoas com mais de 10 anos de idade e que tenham pelo menos dois quilos a perder”, indica Mara.
O programa do Vigilantes é elaborado por médicos, nutricionistas e psicólogos. “Acreditamos que só a reeducação alimentar não é suficiente para que uma pessoa consiga perder peso. O acompanhamento psicológico, para que se encontre forças para emagrecer, é fundamental. Por isso, nosso programa é multidisciplinar e também incentiva a prática de atividades físicas, conforme o que cada um gosta de fazer”, diz a gerente.
Entre os participantes, não é proibido o consumo de nenhum tipo de alimento. Porém, ao se alimentar, a pessoa não pode ultrapassar algumas cotas, estabelecidas diariamente e semanalmente de acordo com uma pontuação atribuída aos alimentos. “As cotas são estabelecidas em função de quanto a pessoa quer emagrecer. Por isso, são diferentes de um frequentador para outro”.
Participante
Do total de 11 mil quilos perdidos, 26 foram eliminados pela professora de educação física Elen Simone Milek, de 34 anos. No começo do ano, ela pesava 86 Kg. Agora, está com 60 Kg.
“Emagrecer é sempre difícil, mas o programa do Vigilantes é ótimo. Perder peso fez com que eu resgatasse a autoestima. Depois de um tempo, os sacrifícios vão ficando pequenos perto dos benefícios alcançados. É muito bom ver meu rosto e minha cintura mais finos, ter um queixo só e não dois e poder escolher a roupa que quero usar, não tendo que vestir apenas batas”, comemora.