A Polícia Civil do Paraná está investigando um grupo de universitários suspeito de participarem de atos de disseminação de ódio, conteúdos nazistas e apologias ao nazismo. Seis mandados de busca foram cumpridos nesta segunda-feira (10), em Foz do Iguaçu.
Durante a ação, que faz parte da investigação que apura os crimes, os policiais civis apreenderam celulares. Também foram cumpridos mandados de monitoração eletrônica.
LEIA TAMBÉM:
>> Mega buraco no Jardim Botânico em Curitiba afeta o abastecimento de água; saiba onde
>> Medo, roubo, sujeira e brigas dominam conjunto de bairro populoso de Curitiba
Conforme apurado, as investigações tiveram início após a polícia ter acesso a postagens realizadas por um dos integrantes do grupo.
De acordo com o delegado Rodrigo Souza, responsável pelas investigações, “um dos investigados utilizava um software para mascarar o seu IP (endereço de acesso a internet), com o objetivo de impedir um possível rastreamento de acesso e através desse aplicativo acessava grupos de disseminação de ódio na deepweb”, afirma o delegado Rodrigo Souza.
Os aparelhos serão encaminhados à Polícia Científica para realização de perícia técnica.
As investigações prosseguem no sentido de identificar conexões entre os investigados e outros grupos na Deep web (uma área da internet onde não há regulamentação e acaba sendo utilizada para proliferação de grupos nazistas/disseminação de ódio).