Um homem de 28 anos morreu em Botucatu (SP) de gripe suína. Ele estava internado há dez dias no hospital da cidade. É a quarta morte pela nova gripe no País e a segunda no estado de São Paulo.

continua após a publicidade

Na última sexta-feira, uma menina morreu em Osasco (SP). No Rio Grande do Sul, um caminhoneiro e um menino de 9 anos morreram depois de infectados pelo vírus H1N1.

A última vítima da gripe suína no País apresentou febre, dor de cabeça, náusea, vômito, tosse e congestão nasal no dia 1.º deste mês. Ele procurou atendimento médico no Hospital de Clínicas de Botucatu no dia 4, quando foi internado. No dia 7 seu quadro clínico se agravou e foi necessária internação na UTI, onde faleceu três dias depois.

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, durante a internação foram investigadas doenças como pneumonia bacteriana grave, hantavirose, leptospirose, influenza A e histoplasmose aguda. Ainda conforme o órgão, a investigação inicial aponta que o paciente teve contato com argentinos e chilenos que estavam no Brasil.

continua após a publicidade

PR e SC

Mais sete casos de pacientes paranaenses infectados com o vírus da influenza A foram confirmados ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em Santa Catarina, são mais três casos, totalizando 60 confirmados. Hoje, um novo boletim do Ministério da Saúde deve atualizar os números nacionais.

continua após a publicidade

Já são 51 casos da doença no Paraná, já que o Ministério da Saúde descartou um caso de Foz do Iguaçu que havia sido divulgado na última terça-feira. Curitiba e região continuam com o maior número de casos do Estado, com mais cinco confirmações.

Outro novo caso está na região de Ponta Grossa e o último é da região de Foz do Iguaçu. Todos os pacientes já retornaram às atividades normais, depois de passar pelo período de isolamento domiciliar recomendado pelas autoridades sanitárias.

Dos cinco novos pacientes na região de Curitiba, apenas um contraiu o vírus no exterior, no Chile. Os outros quatro o contraíram no próprio Estado, depois de terem contato com pessoas com suspeita ou com a contaminação confirmada. Um caso de contágio ainda está em investigação.

Em Ponta Grossa, o paciente teve contato com uma pessoa que estava com gripe naquela região e, no caso confirmado na região de Foz do Iguaçu, o doente contraiu o vírus no Paraguai. Além dos 51 casos já confirmados, o Paraná possui 601 casos suspeitos e em monitoramento.

Férias antecipadas

Um grupo de 140 alunos e funcionários do Colégio Militar de Porto Alegre, que retornou de um encontro no Mato Grosso do Sul, foi submetido a quarentena domiciliar por causa da grande quantidade de pessoas com sintomas de gripe comum.

Quatro integrantes do grupo foram submetidos a exame para diagnóstico do tipo de vírus por terem apresentado sintoma de gripe forte. As férias dos estudantes, que teriam início na próxima sexta-feira, foram antecipadas por precaução.

As férias também foram antecipadas no Instituto Abel, um dos colégios mais tradicionais de Niterói (RJ), com 3,6 mil alunos, por orientação da secretaria municipal de saúde. Um estudante de 12 anos está internado com febre e insuficiência respiratória aguda. O caso é considerado grave pela secretaria municipal de Saúde.