Boletim

Gripe A já matou duas pessoas no Norte Pioneiro

Duas mortes e 115 casos de gripe. Estes são os números do primeiro boletim da Secretaria da Saúde (Sesa) sobre a doença neste ano. O informe será divulgado quinzenalmente. Do total de casos, 38 foram de Influenza A (H1N1), 46 de Influenza A (H3N2) e 29 de Influenza B. Outros dois casos foram confirmados como vírus Influenza A, mas sem especificação do subtipo viral.

Os dois óbitos confirmados aconteceram na 19.ª Regional de Saúde – Jacarezinho. Um morador de Santo Antônio da Platina, de 30 anos, portador de obesidade mórbida, começou a apresentar sintomas de gripe em 25 de abril e morreu cinco dias depois. A segunda morte foi de uma mulher, de 45 anos, moradora de Ibaiti. Os sintomas de gripe começaram em 29 de abril e morreu em 10 de maio, pois procurou tardiamente o serviço de saúde. Ambas as mortes foram investigadas e reavaliadas pela equipe técnica da Sesa. Já uma morte em Maringá, que estava sob investigação, foi descartada.

Casos

As regionais de saúde que apresentaram mais casos foram a 9.ª RS – Foz do Iguaçu (24), 15.ª RS Maringá (18), 17.ª RS – Londrina (17) e 2.ª RS Metropolitana de Curitiba (15). Em todo o Estado, 34 municípios apresentaram amostras positivas para Influenza. O subtipo A (H3N2) registrou o maior número e representa 40% dos casos de gripe confirmados.

Como a gripe não é doença de notificação obrigatória, os números divulgados são resultados do monitoramento de 26 micro-organismos (vírus e bactérias) através de amostras coletadas nas 52 unidades sentinelas (pronto-atendimentos, unidades de saúde e hospitais) em 21 municípios.