A greve dos servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) no Paraná chegou ontem ao 15.º dia com revés aos grevistas. Por volta das 10h, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social do Estado do Paraná (Sindiprevs), foi notificado da decisão da Justiça Federal determinando o encerramento do movimento. O sindicato tinha, desde o momento da notificação, 48 horas para convencer os servidores a retornarem ao trabalho. Caso a paralisação continue, o Sindiprevs pagará multa diária de R$ 10 mil.
A Justiça também determinou multa diária de R$ 100 para cada servidor que não cumprir a decisão. ?Essa decisão de punir os grevistas individualmente é inusitada?, afirma o diretor do Sindiprevs, Nelson Malinowski. A decisão judicial se baseou no argumento que a sociedade está sendo lesada financeiramente com a greve. Mas, para o sindicalista, a greve é legítima.
O setor jurídico do Sindiprevs entrou ontem à tarde com pedido de agravo de instrumento ao Tribunal Regional Federal (TRF), da 4.ª Região, em Porto Alegre, mas o recurso não deve ser apreciado até segunda-feira. ?Está marcada assembléia estadual para segunda-feira pela manhã para decidirmos o que fazer?.